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Título: Usabilidade do simulador virtual paciente 360°® no ensino médio
Autor(es): Colacioppo Oliveira Amancio, Bianca
Gomes Silva, Mary
Palavras-chave: Anatomia
Videoaula
Educação Médica
Data do documento: 2022
Resumo: INTRODUÇÃO. A realidade de distanciamento social imposta pela pandemia da COVID-19 possibilitou uma reflexão e revisão das metodologias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem dos cursos de medicina. Nessa perspectiva, a necessidade de fomentar o raciocínio clínico nos alunos tornou-se um desafio crescente, sobretudo para aqueles ingressantes no terceiro ano de formação em diante, pela interação presencial discente com paciente. Tendo em vista a necessidade de utilização de segmentos didáticos como simuladores virtuais para o ensino médico, a avaliação da usabilidade dessas ferramentas é de suma importância. OBJETIVOS. Descrever a percepção de estudantes e usabilidade do simulador virtual “Paciente 360º®” por meio da escala SUS (System Usability Scale). MÉTODOS. Trata se de um estudo descritivo e analítico. É parte de um estudo sobre o uso de simuladores no ensino médico, intitulado “O Uso de Software de Simulação Clínica com Pacientes Virtuais no Ensino Médico” que busca evidenciar a aplicabilidade de ação educacional ao envolver acadêmicos do sexto semestre do curso de medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) durante o semestre de 2022.1. Foram incluídos no estudo todos os acadêmicos do curso de medicina da EBMSP ingressantes no semestre letivo 2020.1. Aqueles participantes que preencheram o questionário de avaliação de aplicabilidade de forma incompleta foram excluídos da pesquisa. Foram convidados todos os discentes ingressantes em 2020.1 para o sexto semestre do curso de medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. A estratégia utilizada para atingir o público-alvo em aba virtual após realização de prova curricular.Os participantes responderam ao questionário da escala SUS (System Usability Scale), contendo 10 quesitos, após realização de atividade com simulador virtual Paciente 360º. RESULTADOS. Com relação à percepção discente ao uso do simulador virtual, quarenta e sete alunos responderam o questionário. Com relação à avaliação de usabilidade foi obtida a pontuação média 80,05 (+/- 15.13), considerada elevada, com boa usabilidade.Os resultados obtidos a partir da análise dos dados ao questionário do tipo Likert dos 47 alunos incluídos na amostra de acordo com as perguntas da escala SUS são apresentados na Tabela 2. Observa-se que de modo geral, de acordo com as porcentagens válidas diante das frequências de respostas para cada pergunta, a avaliação foi positiva para a usabilidade do sistema com pontuação média 80,05 (+/- 15,13). Assim, de acordo com a pergunta “Eu achei o sistema fácil de usar”, 24 alunos concordaram e 22 alunos concordaram fortemente, o que representa 51,1% e 46,8% em porcentagens válidas, respectivamente. CONCLUSÃO. A utilização de simuladores virtuais no ensino médico foi avaliada pelos discentes com bons marcadores de usabilidade no que tange a facilidade de acesso e aplicação do recurso virtual, bem como para o treinamento de habilidades clínicas
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8175
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