Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8174
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVITÓRIO, Diego Sampaio Duque-
dc.date.accessioned2024-09-12T17:05:01Z-
dc.date.available2024-09-12T17:05:01Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8174-
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.description.abstractIntrodução: O início da vida acadêmica é cercado de experiências únicas e que podem trazer repercussões desagradáveis para a saúde mental dos estudantes. Assim, é importante desenvolver métodos para estimular o autocuidado nos alunos. Objetivo: Avaliar a percepção do estudante de medicina sobre o módulo de autocuidado no primeiro semestre. Método: Estudo observacional, de corte transversal, de abordagem quantitativa e qualitativa, com alunos do 2º semestre de medicina, em 2020.2. Será feito convite via online para responder um questionário. Análise quantitativa utilizará o programa IBM SPSS Statistics20.0 e a qualitativa será realizada através da análise do conteúdo. As variáveis numéricas serão analisadas seguindo as tendências central e de dispersão das variáveis. Resultados: O estudo obteve uma amostra total de 47 participantes dos 150 alunos matriculados no segundo semestre em 2020.2, o que corresponde a 31,33% do total. Os estudantes entenderam que a inclusão das Artes no currículo médico incentivou e ofereceu oportunidades para reflexão crítica no processo de ensino-aprendizagem (76,6%) e proporcionou a conscientização dos sentimentos e valores pessoais (83%), sendo também um ambiente de acolhimento onde eles puderam expressar livremente seus sentimentos (91,5%). Discussão: Os alunos reconheceram a importância da inserção das Artes como ferramenta de promoção de autocuidado, assim como sensibilizadora no processo de humanização dos estudantes de medicina. Além disso, pôde-se observar que os módulos também serviram como potencializador de relações interpessoais entre os colegas de turma, fornecendo um ambiente acolhedor a todos. Contudo, percebeu-se que apesar do reconhecimento, boa parte dos estudantes ainda não aplicava cotidianamente as estratégias ensinadas no componente curricular.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectAutocuidadopt_BR
dc.subjectSaúde mentapt_BR
dc.subjectMeditaçãopt_BR
dc.titlePercepção do estudante de medicina sobre o módulopt_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diego Sampaio Duque Vitório - Percepção do estudante de medicina sobre o módulo-2021.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.