Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8174
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | VITÓRIO, Diego Sampaio Duque | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-12T17:05:01Z | - |
dc.date.available | 2024-09-12T17:05:01Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8174 | - |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: O início da vida acadêmica é cercado de experiências únicas e que podem trazer repercussões desagradáveis para a saúde mental dos estudantes. Assim, é importante desenvolver métodos para estimular o autocuidado nos alunos. Objetivo: Avaliar a percepção do estudante de medicina sobre o módulo de autocuidado no primeiro semestre. Método: Estudo observacional, de corte transversal, de abordagem quantitativa e qualitativa, com alunos do 2º semestre de medicina, em 2020.2. Será feito convite via online para responder um questionário. Análise quantitativa utilizará o programa IBM SPSS Statistics20.0 e a qualitativa será realizada através da análise do conteúdo. As variáveis numéricas serão analisadas seguindo as tendências central e de dispersão das variáveis. Resultados: O estudo obteve uma amostra total de 47 participantes dos 150 alunos matriculados no segundo semestre em 2020.2, o que corresponde a 31,33% do total. Os estudantes entenderam que a inclusão das Artes no currículo médico incentivou e ofereceu oportunidades para reflexão crítica no processo de ensino-aprendizagem (76,6%) e proporcionou a conscientização dos sentimentos e valores pessoais (83%), sendo também um ambiente de acolhimento onde eles puderam expressar livremente seus sentimentos (91,5%). Discussão: Os alunos reconheceram a importância da inserção das Artes como ferramenta de promoção de autocuidado, assim como sensibilizadora no processo de humanização dos estudantes de medicina. Além disso, pôde-se observar que os módulos também serviram como potencializador de relações interpessoais entre os colegas de turma, fornecendo um ambiente acolhedor a todos. Contudo, percebeu-se que apesar do reconhecimento, boa parte dos estudantes ainda não aplicava cotidianamente as estratégias ensinadas no componente curricular. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação médica | pt_BR |
dc.subject | Autocuidado | pt_BR |
dc.subject | Saúde menta | pt_BR |
dc.subject | Meditação | pt_BR |
dc.title | Percepção do estudante de medicina sobre o módulo | pt_BR |
dc.type | Trabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Medicina |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Diego Sampaio Duque Vitório - Percepção do estudante de medicina sobre o módulo-2021.pdf | 2,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.