Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8174
Title: Percepção do estudante de medicina sobre o módulo
Authors: VITÓRIO, Diego Sampaio Duque
Keywords: Educação médica
Autocuidado
Saúde menta
Meditação
Issue Date: 2021
Abstract: Introdução: O início da vida acadêmica é cercado de experiências únicas e que podem trazer repercussões desagradáveis para a saúde mental dos estudantes. Assim, é importante desenvolver métodos para estimular o autocuidado nos alunos. Objetivo: Avaliar a percepção do estudante de medicina sobre o módulo de autocuidado no primeiro semestre. Método: Estudo observacional, de corte transversal, de abordagem quantitativa e qualitativa, com alunos do 2º semestre de medicina, em 2020.2. Será feito convite via online para responder um questionário. Análise quantitativa utilizará o programa IBM SPSS Statistics20.0 e a qualitativa será realizada através da análise do conteúdo. As variáveis numéricas serão analisadas seguindo as tendências central e de dispersão das variáveis. Resultados: O estudo obteve uma amostra total de 47 participantes dos 150 alunos matriculados no segundo semestre em 2020.2, o que corresponde a 31,33% do total. Os estudantes entenderam que a inclusão das Artes no currículo médico incentivou e ofereceu oportunidades para reflexão crítica no processo de ensino-aprendizagem (76,6%) e proporcionou a conscientização dos sentimentos e valores pessoais (83%), sendo também um ambiente de acolhimento onde eles puderam expressar livremente seus sentimentos (91,5%). Discussão: Os alunos reconheceram a importância da inserção das Artes como ferramenta de promoção de autocuidado, assim como sensibilizadora no processo de humanização dos estudantes de medicina. Além disso, pôde-se observar que os módulos também serviram como potencializador de relações interpessoais entre os colegas de turma, fornecendo um ambiente acolhedor a todos. Contudo, percebeu-se que apesar do reconhecimento, boa parte dos estudantes ainda não aplicava cotidianamente as estratégias ensinadas no componente curricular.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8174
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.