Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8170
Título : Diferenças entre o déjà vu epiléptico e o déjà vu fisiológico: uma revisão sistemática
Autor : MIRANDA, Débora Sampaio Pessôa de
Palabras clave : Déjà vu
Epilepsia
Epilepsia do Lobo Temporal
Fecha de publicación : 2021
Resumen : INTRODUÇÃO: O déjà vu está relacionado a condições patológicas, mas também ocorre em indivíduos sem patologias. Todavia, permanece incerto até que ponto o déjà vu fisiológico se diferencia a um evento epiléptico. OBJETIVO: Identificar as características descritas na literatura capazes de distinguir o déjà vu epiléptico e o déjà vu fisiológico. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura,utilizando os descritores “deja vu”, “epilepsy” e “healthy participants”, nos bancos de dados MEDLINE/PubMed, LILACS, Web of Science, Scopus e Embase. Foram incluídos artigos observacionais, em inglês ou português, que caracterizem a experiência do déjà vu epiléptico e do déjà vu fisiológico. A qualidade dos estudos foi avaliada através da ferramenta STROBE (Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology). RESULTADOS: Dos 284 artigos identificados, três foram incluídos na revisão, totalizando uma amostra de 1863 pessoas. Os três estudos foram observacionais, transversais e utilizaram versões adaptadas do Inventário de Sno para Experiências de Déjà Vu. CONCLUSÃO: O déjà vu epiléptico foi mais frequente e teve maior associação com sintomas físicos, do que o déjà vu fisiológico.
URI : https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8170
Aparece en las colecciones: Medicina



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.