Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/816
Título : | Uma avaliação psicopedagógico de cunho monográfico |
Autor : | Souza, Luciana Soares Testagrossa, Jozélia de Abreu |
Palabras clave : | Psicologia Psicopedagogia |
Fecha de publicación : | 2017 |
Resumen : | Durante toda a vida o ser humano aprende. Fatores biológicos, psicológicos, afetivos, o meio social e a cognição interferem positiva ou negativamente o processo de aprendizagem. Na fase escolar, momento crucial, porém não único, para a aquisição do conhecimento é possível encontrar algumas dificuldades e problemas que permeiam as relações de ensino-aprendizagem. Cada sujeito tem sua maneira própria de perceber e se relacionar com o mundo e desta forma, compreender o meio que o cerca e estabelecer conexões próprias. Na aprendizagem essas conexões são as diversas formas de aprender que cada indivíduo desenvolve a partir de situações que os afetam e que tenham um significado para si. Na contemporaneidade, diversos são os problemas que dificultam o sujeito de aprender. As configurações familiares estão em constante mudança, questões econômicas, o meio que o cerca, questões biológicas e hereditárias, questões sociais conflituosas, falta de estímulos, escola descontextualizada da realidade dos alunos. Estas são algumas das realidades que atravessam a vida do sujeito e impacta em sua formação como indivíduo e na sua forma de aprender no mundo. A Psicopedagogia busca entender como a aprendizagem é afetada por estas questões e quais as intervenções possíveis para que o sujeito ultrapasse essas barreiras e se reconecte com o mundo a partir de uma nova visão contribuindo para a sua compreensão. É importante ressaltar que o trabalho psicopedagógico contribui para que o sujeito desenvolva a sua autonomia, o prazer de aprender e se sinta fortalecido para superar obstáculos colaborando desta forma para a sua formação. A Avaliação Psicopedagógica realizada na criança no SePsi (Serviço de Psicologia) da EBMSP (Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública) foi embasada na corrente de pensamento da Epistemologia Convergente de Jorge Visca, que utiliza da abordagem teórica de Piaget, Freud e Pichon-Rivière para compreender o processo de aprendizagem e suas dificuldades. O objetivo deste trabalho é tecer breves considerações a respeito da integração dos aspectos cognitivos, sociais e afetivos que colaboram na aprendizagem do ser cognoscente. |
URI : | http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/816 |
Aparece en las colecciones: | Psicopedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.