Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8164
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | LIBÓRIO, Matheus Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-12T17:02:39Z | - |
dc.date.available | 2024-09-12T17:02:39Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8164 | - |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: O conhecimento em Primeiros Socorros tem se mostrado de grande importância em cenários de emergência para prestar socorro às vítimas e oportunizar a sobrevivência de vítimas graves. Entretanto, parte da população desconhece os protocolos de suporte básico de vida e não é treinada para agir diante situações que apresentam perigo de vida. Nesse sentido, tem-se discutido a importância da implementação dessa disciplina nos cursos, em especial da área de saúde. Existem instituições que oferecem a disciplina de Primeiros Socorros no curso de Medicina. Objetivos: o presente estudo buscou analisar o conhecimento prévio em Primeiros Socorros entre esses alunos, assim como avaliou a aquisição de conhecimentos em primeiros socorros após a exposição dos alunos à disciplina. Vale destacar que o presente estudo também buscou avaliar a importância atribuída pelos alunos à disciplina de primeiros socorros e destacando a importância dessa disciplina na graduação de Medicina. Método: essa pesquisa se trata de um estudo quantitativo observacional descritivo que utilizou dados primários, através de questionários presenciais estruturados previamente, visando avaliar o conhecimento de primeiros socorros em acadêmicos do 1º semestre do curso de medicina antes e depois da exposição à disciplina de Primeiros Socorros. Resultados: nos resultados, a média de acertos da amostra avaliada antes da exposição à disciplina de primeiros socorros foi de 5,58 ± 2,02. Após cursarem a disciplina a média foi de 9,81 ± 0,39. Encontrou-se diferença estatisticamente significante, p<0,000) ao se comparar as médias. Diante disso, no que diz respeito ao conhecimento sobre Primeiros Socorros, os alunos melhoraram consideravelmente após o contato com a disciplina. Conclusões: por fim, esse estudo demonstrou uma evolução significativa no conhecimento teórico e nas habilidades práticas dos alunos após a exposição à disciplina específica, além de contribuir para a compreensão dos alunos em relação a importância do ensino de Primeiros Socorros na formação médica. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Primeiros socorros | pt_BR |
dc.subject | Suporte básico de vida | pt_BR |
dc.subject | Curso de medicina | pt_BR |
dc.subject | Formação médica | pt_BR |
dc.title | Avaliação do conhecimento em primeiros socorros de estudantes de medicina em uma instituição de ensino superior da Bahia | pt_BR |
dc.type | Trabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Medicina |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MATHEUS ROCHA LIBÓRIO - Avaliação do conhecimento em primeiros socorros de estudantes de medicina em uma instituição de ensino superior da Bahia - 2024.pdf | 704,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.