Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8161
Título: Desfechos de gravidez em mulheres acima de 40 anos através de fertilização in vitro: revisão sistemática
Autor(es): SANTIAGO, Daniela Veneza
Palavras-chave: Fertilização in vitro
Fertilidade
Idade materna
Resultado da gravidez
Data do documento: 2021
Resumo: INTRODUÇÃO: A fertilização in vitro (FIV) é um tratamento de infertilidade de alta complexidade que tem contribuído para o aumento das taxas de nascimento em mulheres acima de 35 anos. Contudo, com o aumento da idade materna, a eficácia de técnicas de reprodução assistida diminui, parecendo haver uma idade limite a partir da qual o método FIV não mostra altas taxas de sucesso. OBJETIVO: Avaliar evidências de desfechos da gravidez em mulheres com idade ≥ 40 anos que realizaram FIV, através das taxas de gestação clínica confirmada, de nascidos vivos e de perdas gestacionais. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão sistemática guiada pelas orientações da Cochrane e da recomendação PRISMA, utilizando os descritores female, middle aged, fertilization in vitro/methods, live birth, pregnancy rate e spontaneous abortion na base de dados MEDLINE/PubMed e pesquisa manual. Foram incluídos estudos que avaliaram os desfechos de gravidez em mulheres com 40 anos ou mais que realizaram ciclos de FIV a fresco utilizando oócitos próprios publicados a partir de 2005, em inglês. Foi utilizado o STROBE como método de avaliação da qualidade dos artigos, sendo incluídos artigos com pontuação superior a 75%. RESULTADOS: Dos 14 artigos identificados, 4 foram incluídos na revisão, totalizando uma amostra de 5.843 ciclos de FIV. A taxa geral de gravidez clínica confirmada apresentou tendência decrescente com o aumento da idade materna, variando entre 13,9-18,6% aos 40 anos e 0-7,4% aos 45 anos. Do mesmo modo, a taxa de nascidos vivos por ciclo decaiu de 9,1-13,9% aos 40 anos para 0-2,9% aos 45 anos. Em contraste, a taxa de perda gestacional aumentou progressivamente com o avanço da idade, alcançando resultados superiores a 60% dos ciclos realizados aos 45 anos. CONCLUSÃO: Concluiu-se que há um declínio progressivo nas taxas de sucesso por FIV, a cada ano, a partir dos 40 anos de idade, evidenciado através da redução das taxas de gravidez clínica confirmada e de nascidos vivos e do aumento gradual na taxa de perda gestacional com o avanço da idade materna.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8161
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.