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dc.contributor.authorConceição, Débora Santos-
dc.contributor.authorPereira, Débora Silva de Castro-
dc.date.accessioned2017-11-13T13:05:33Z-
dc.date.available2017-11-13T13:05:33Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/814-
dc.description.abstractA Avaliação Psicopedagógica é o processo pelo qual é estudada a situação do aluno com dificuldades dentro da sua realidade escolar, com a finalidade de proporcionar alternativas que permitam modificar os sintomas analisados. Fernandez (1990) afirma que o diagnóstico deve ter a mesma função que a rede para um equilibrista. É ele, portanto, a base que dará suporte ao psicopedagogo para que este faça o encaminhamento necessário. Desta forma, a partir de um diagnóstico correto será possível conhecer a fundo os problemas para tomar decisões como o levantamento de hipóteses provisórias que serão aprofundadas esclarecidas e investigadas, através dessas fontes que o psicopedagogo conheça as peculiaridades dos educandos bem como o caminho correto do ponto de vista teórico e prático, assim determinando a intervenção. Este estudo apresenta a contribuição da Psicopedagogia Clínica, para o tratamento das dificuldades de aprendizagem sobre o estudo de caso referente a paciente de 11 anos de idade que cursa o Ensino Fundamental II. A Psicopedagogia Clínica, busca a investigação da gênese dos problemas de aprendizagem escolar, visando a sua compreensão de forma correta, para que o tratamento e acompanhamento dos pacientes o corram de forma natural. Os estudos são resultados dos aspectos analisados, no qual será fundamental realizar um aprofundamento teórico de cada caso, para a compreensão dos fatos estudados e as relações que ela estabelece na tentativa incansável de encontrar um nível de aprendizagem condizente para cada educando. O presente estudo está fundamentado no entendimento da contribuição Psicopedagogia Clínica para desenvolvimento humano e o poder de transformação que ela pode operar no desenvolvimento das crianças. A partir da leitura de Visca e Bossa,dentre outros teóricos, e objetivando mais conhecimento sobre as práticas psicopedagógicas e sua função para os estudantes, este estudo está pautado na mudança cognitiva e comportamental que possibilita a Psicopedagogia Clínica. O objetivo do referido estudo é, portanto comprovar que o tratamento com Psicopedagogia Clínica acarreta no sucesso social do indivíduo com a ação, pois conta com uma elaborada e estruturada readaptação para promover a autonomia do educando, sendo possível perceber que contribui para processo de aprendizagem facilitando assim o seu desenvolvimento. Deste modo, iniciou-se então o processo de levantamento bibliográfico para encontrar uma bibliografia de caráter Psicopedagogia Clínica sobre a melhor forma de intervenção, pois já existem as publicações que são das áreas de Psicologia ou Psiquiatria com material que fornecesse subsídio teórico sobre esses aspectos educacionais. Nos dias de hoje, os estudos na área de Psicopedagogia tem se ocupado cada vez mais com a ação preventiva, na dificuldade de aprendizagem a partir do próprio sistema de ensino, e afirmam que já tem conhecimentos preexistentes. De acordo Escott (2001, p.27), a Psicopedagogia Clínica busca a identificação de causas das dificuldades e obstáculos de aprendizagem, fator fundamental e necessário para entender o sujeito como ser social, resgatar fraturas e o prazer de aprender e assim oferecer e contribuir na resolução dos problemas de aprendizagem e colaborando para a construção dum sujeito pleno crítico e feliz. Assim, podemos afirmar que a Psicopedagogia Clínica busca identificar as causas das dificuldades da aprendizagem e tem um papel fundamental em readaptar o educando a o prazer de aprender para torná-lo um sujeito completo e pronto para o mundo. De acordo com BOSSA (2000, p.73), o psicopedagogo é o profissional que auxilia na identificação e resolução dos processos de aprender. Por isso, cresce a cada dia a necessidade no ajustamento cognitivo através da Psicopedagogia Clínica. Historicamente a Psicopedagogia nasceu para entender a dificuldades da aprendizagem, suas causas, efeitos e solução dos problemas levantados, por isso é preciso trabalhar do lado das crianças, ajudando-as a descobrir suas potencialidades, para se tornarem mais autônomas, podendo participar ativamente de atividades escolares acreditando na ilimitada capacidade do cérebro humano, bem como as interações entre os seres como meio positivo de troca de informações e aprendizagem. Como afirma Vygotsky: "a distância entre o nível de desenvolvimento atual determinado pela resolução independente de problemas e o nível de desenvolvimento potencial determinado pela resolução de problemas sob orientação ou em colaboração com parceiros mais capazes" (VYGOTSKY, 1987) do ponto de vista de instrumentalização técnica e teórica a Psicopedagogia tem esta capacidade. A riqueza de possibilidades para o mundo da criança após o atendimento psicopedagógico eleva o nível de auto valorização a medida que, esta passa a se sentir diferente do próprios preconceitos, desta forma elas ficam mais seguras com a evolução de seus sintomas, tornando-o mais suportável quando encontram as dificuldades e sentem essas sensações na vida diária. Uma criança que aprendeu a lidar com as dificuldades tem aumento significativo da sua qualidade de vidapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleUma avaliação psicopedagógico de cunho monográficopt_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Monografias de Especializaçãopt_BR
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