Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/812
Title: | Uma avaliação psicopedag[ogica de cunho monográfico |
Authors: | Almeida, Débora Gabriela Maia de |
Keywords: | Psicologia Psicopedagogia |
Issue Date: | 2017 |
Abstract: | No tocante, o trabalho desenvolvido emergiu a partir do estágio supervisionado vivenciado no Serviço de Psicologia (SEPSI) da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) do curso de Psicopedagogia, sucedido de uma avaliação psicopedagógica realizada em uma criança que apresentou uma queixa, informada pela família, de dificuldade na área da aprendizagem. Dessa forma, foi usada como base teórica a Epistemologia Convergente, de Jorge Visca, que trouxe subsídios para desenvolver os atendimentos psicopedagógicos. Ademais, compreende-se a necessidade de desenvolver o trabalho psicopedagógico, uma vez que as dificuldades de aprendizagem podem trazer negativas consequências na vida do sujeito, como também na sociedade. Sobre esse aspecto, o trabalho de conclusão de curso também apresenta um breve relato de alguns temas assim associados à Psicopedagogia. Então, nessa perspectiva foram consultados os seguintes autores: Barbosa (2001), Barone (1987), Piaget (1998), Visca (2010), Visca (2008), Visca (1987), Visca (2015), Silva (2010), Vygotsky (1991), Weiss (1994). O presente estudo está dividido em quatro capítulos descritos da seguinte forma: O primeiro capítulo aborda o tema e teóricos assim utilizados, ou seja, uma visão global do trabalho. Ora o segundo capítulo, aborda o tema “Dificuldades de Aprendizagem”. O terceiro capítulo, o “Conceito da Psicopedagogia”. Já o quarto capítulo a “Teoria da Epistemologia Convergente”. O quinto capítulo os “Relatórios da Avaliação Psicopedagógica” |
URI: | http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/812 |
Appears in Collections: | Psicopedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC PSICOPEDAGOGIA DÉBORA.pdf | 841,01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.