Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8091
Title: Conhecimentos e percepções dos estudantes de medicina sobre a pílula do dia seguinte
Authors: CUNHA, Kleyton Andrade
Keywords: Anticoncepção
Contracepção hormonal
Estudantes de Medicina
Saúde da mulher
Issue Date: 2024
Abstract: INTRODUÇÃO: A contracepção de emergência é um método contraceptivo hormonal, mais conhecido como pílula do dia seguinte. Seu surgimento foi essencial no suporte ao planejamento familiar, mas também trouxe repercussões biológicas para mulheres. OBJETIVO: Descrever os conhecimentos e as percepções dos estudantes de Medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública sobre a pílula do dia seguinte. MÉTODOS: O presente estudo consiste em uma pesquisa descritiva e exploratória de abordagem qualitativa. Foram entrevistados alunos do 1º ao 12º semestre da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. A captação dos estudantes foi realizada através do método de Snowball, a partir de um “participante chave”. As entrevistas foram realizadas mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, tendo sido gravadas e transcritas na íntegra. Para definir a quantidade de entrevistas necessárias, foi utilizado o método de saturação de dados. A análise de dados foi realizada através do método de interpretação de sentido segundo Minayo. RESULTADOS: Foram entrevistados 26 estudantes e, após a análise das entrevistas, foram identificadas três categorias: falta de conhecimento dos estudantes quanto a pílula do dia seguinte, aspectos éticos sobre o uso da pílula do dia seguinte e uso pessoal da pílula do dia seguinte. A partir da análise dessas categorias, foi possível identificar limitações em relação ao uso do método e sobre o seu funcionamento. CONCLUSÃO: Foi identificado que os alunos apresentam lacunas no conhecimento sobre a contracepção de emergência no que tange ao seu mecanismo de ação e principais indicações. A partir desse estudo, foi possível perceber a necessidade de maior abordagem sobre o tema ao longo da formação médica.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8091
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.