Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8087
Título : Caracterização de revisões sistemáticas conclusivas e inconclusivas : um estudo meta-epidemiológico
Autor : SILVEIRA, Beatriz Silva
Palabras clave : revisão sistemática
risco de viés
integridade científica
incidência
Fecha de publicación : 2021
Resumen : Introdução: As revisões sistemáticas são um método de síntese de conhecimento com alto nível de evidência que está em ascensão, porém diversos fatores podem influenciar na sua confiabilidade. Dentre eles, estão variáveis relacionadas a integridade científica, que estão presentes tanto em revisões inconclusivas como conclusivas, nas quais é esperado um crescimento proporcional em suas frequências. Entretanto, o que se observa é um aumento em resultados inúteis e falsos positivos, às custas, muitas vezes, da integridade científica. Objetivo: Contribuir para a caracterização de revisões sistemáticas publicadas em periódico de grande relevância à luz do tipo de conclusão (conclusiva ou inconclusiva). Metodologia: Estudo descritivo observacional meta-epidemiológico, onde foram coletadas as revisões sistemáticas publicadas entre 2016 e 2019 em uma revista internacional de grande impacto e foram avaliadas as prevalências de variáveis relacionadas a caracterização, à luz do tipo de conclusão. A coleta das revisões e dos dados foi realizada em dupla, de forma independente e sua análise foi expressa através de medidas de tendência central e dispersão, ou proporção e intervalo de confiança. Resultados: Assim, foi visto que, das 40 revisões encontradas, 5% eram inconclusivas, sendo que sua incidência anual nos anos estudados foi de, respectivamente, 0%, 12,5%, 0% e 7,14%. Com relação à qualidade, 89,5% das revisões conclusivas não registraram protocolo previamente, enquanto nas inconclusivas esse valor foi de 100%. Cerca de dois terços das conclusivas relataram envolvimento com a indústria (68,4%) e alto risco de viés (60,5%) segundo a AMSTAR 2, ao passo que metade das inconclusivas apresentaram ambos fatores. Conclusão: Foi visto que as revisões sistemáticas, tanto conclusivas como inconclusivas, publicadas em periódicos de grande relevância podem apresentar altas frequências de fatores indicativos de baixa integridade científica. Além disso, foi observado uma baixa incidência de revisões sistemáticas inconclusivas, possivelmente associada a esses fatores.
URI : https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8087
Aparece en las colecciones: Medicina



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.