Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8076
Título: Eficácia da semaglutida na redução de peso em pacientes com obesidade uma revisão sistemática
Autor(es): PAIXÃO, Juliana Santos
Palavras-chave: Obesidade
Semaglutida
Análogos do GLP-1
Eficácia
Data do documento: 2024
Resumo: A obesidade é um problema de saúde pública com impacto global. Mais de um bilhão de pessoas no mundo são obesas e esse número tende a aumentar caso não existam mudanças no cenário atual. A obesidade é fator de risco para grande parte das doenças não transmissíveis a exemplo das doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, doenças respiratórias crônicas que são responsáveis pela morte de milhões de pessoas anualmente. A semaglutida, análogo do GLP-1, inicialmente utilizada para o tratamento da Diabetes Mellitus Tipo 2 (DM2), demonstrou potencial para ser utilizada no tratamento da obesidade devido aos seus efeitos no organismo relacionados a indução de saciedade e retardo do esvaziamento gástrico, além da sua ação insulinotrópica que contribuiriam para perda de peso. Com intuito de analisar a eficácia da semaglutida na redução de peso, uma busca por ensaios clínicos randomizados, que abordassem seu uso semanal via subcutânea, foi realizada nas bases de dados Pubmed, LILACS e Embase para compor esta revisão sistemática. Os resultados obtidos nos 6 artigos incluídos na revisão demonstraram uma perda de peso significativa no tratamento com semaglutida, com reduções de 5% a 15% ou mais, melhoria nos fatores de risco cardiometabólicos e controle glicêmico. Os distúrbios gastrointestinais foram os eventos adversos mais frequentemente relatados. Esta revisão conclui que a semaglutida mostrou-se eficaz na redução de peso em pacientes com obesidade, bem como melhora dos índices glicêmicos.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8076
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.