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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLOPES, Juan Victor Costa-
dc.date.accessioned2024-09-12T12:19:36Z-
dc.date.available2024-09-12T12:19:36Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8073-
dc.description.localpubEscola Bahiana de Medicina e Saúde Públicapt_BR
dc.description.abstractIntrodução: O aumento do uso de videogames tem gerado preocupações sobre seus efeitos na saúde mental, especialmente entre estudantes universitários. Este estudo busca investigar a relação entre o uso de videogames e transtornos mentais comuns, visando preencher uma lacuna na literatura médica e fornecer diretrizes para políticas de prevenção e intervenção adequadas nessa população específica. Objetivos: Comparar a prevalência de transtornos mentais comuns entre estudantes universitários gamers e não gamers em Salvador, investigando também associações com variáveis socioeconômicas e padrões de uso de jogos. Metodologia: O estudo utilizou de um desenho descritivo de corte transversal para comparar a prevalência de transtornos mentais comuns entre estudantes universitários gamers e não gamers em Salvador. Foram coletados dados por meio de questionários autopreenchidos via Google Forms, abordando variáveis socioeconômicas, padrões de uso de jogos e sofrimento mental. A análise dos dados envolveu aspectos descritivos e analíticos, buscando identificar associações entre as variáveis estudadas. Resultados: Os resultados revelam uma associação entre o uso de jogos eletrônicos e o sofrimento mental entre estudantes universitários em Salvador. A maioria dos participantes apresentou algum nível de sofrimento mental, e aqueles que jogaram demonstraram taxas superiores de sofrimento mental em comparação aos que não jogaram. Além disso, foi observada uma associação estatisticamente significativa entre o uso problemático de jogos e o sofrimento mental. Conclusão: A pesquisa destacou uma ligação entre o uso problemático de jogos e o sofrimento mental entre estudantes universitários em Salvador. Isso ressalta a necessidade de estratégias específicas para promover a saúde mental nessa população, incluindo intervenções direcionadas ao uso saudável de jogos eletrônicos e políticas de saúde mental nas universidades.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTranstorno Mentalpt_BR
dc.subjectVideo Gamept_BR
dc.subjectSaúde dos Estudantespt_BR
dc.subjectDependência de Internet e de Jogos Eletrônicospt_BR
dc.titlePrevalência de transtornos mentais comuns na população de gamers em relação a de não gamers em estudantes universitários de Salvador-Bahia.pt_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduaçãopt_BR
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