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https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8073
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | LOPES, Juan Victor Costa | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-12T12:19:36Z | - |
dc.date.available | 2024-09-12T12:19:36Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8073 | - |
dc.description.localpub | Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: O aumento do uso de videogames tem gerado preocupações sobre seus efeitos na saúde mental, especialmente entre estudantes universitários. Este estudo busca investigar a relação entre o uso de videogames e transtornos mentais comuns, visando preencher uma lacuna na literatura médica e fornecer diretrizes para políticas de prevenção e intervenção adequadas nessa população específica. Objetivos: Comparar a prevalência de transtornos mentais comuns entre estudantes universitários gamers e não gamers em Salvador, investigando também associações com variáveis socioeconômicas e padrões de uso de jogos. Metodologia: O estudo utilizou de um desenho descritivo de corte transversal para comparar a prevalência de transtornos mentais comuns entre estudantes universitários gamers e não gamers em Salvador. Foram coletados dados por meio de questionários autopreenchidos via Google Forms, abordando variáveis socioeconômicas, padrões de uso de jogos e sofrimento mental. A análise dos dados envolveu aspectos descritivos e analíticos, buscando identificar associações entre as variáveis estudadas. Resultados: Os resultados revelam uma associação entre o uso de jogos eletrônicos e o sofrimento mental entre estudantes universitários em Salvador. A maioria dos participantes apresentou algum nível de sofrimento mental, e aqueles que jogaram demonstraram taxas superiores de sofrimento mental em comparação aos que não jogaram. Além disso, foi observada uma associação estatisticamente significativa entre o uso problemático de jogos e o sofrimento mental. Conclusão: A pesquisa destacou uma ligação entre o uso problemático de jogos e o sofrimento mental entre estudantes universitários em Salvador. Isso ressalta a necessidade de estratégias específicas para promover a saúde mental nessa população, incluindo intervenções direcionadas ao uso saudável de jogos eletrônicos e políticas de saúde mental nas universidades. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Transtorno Mental | pt_BR |
dc.subject | Video Game | pt_BR |
dc.subject | Saúde dos Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Dependência de Internet e de Jogos Eletrônicos | pt_BR |
dc.title | Prevalência de transtornos mentais comuns na população de gamers em relação a de não gamers em estudantes universitários de Salvador-Bahia. | pt_BR |
dc.type | Trabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Medicina |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Juan Victor Costa Lopes - Prevalência de transtornos mentais comuns na população de gamers em relação a de não gamers em estudantes universitários de Salvador-Bahia. - 2024.pdf | 980,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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