Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8071
Título: Doenças tropicais negligenciadas e vulnerabilidade social uma revisão sistemática de estudos observacionais
Autor(es): SANTANA, José Lucas Queiroz de
Palavras-chave: Doenças tropicais negligenciadas
Brasil
Vulnerabilidade social
Data do documento: 2024
Resumo: Introdução: As doenças tropicais negligenciadas são um grupo de patologias que possuem como característica a prevalência em países subdesenvolvidos da região tropical e o acometimento da população mais vulnerável socioeconomicamente. Por acometer uma população mais pobre, o investimento para o combate e o tratamento dessas doenças são menores. Objetivo: O presente estudo tem a finalidade de reunir e sumarizar as publicações feitas sobre as doenças tropicais negligenciadas no Brasil e sua relação com a vulnerabilidade social. Metodologia: Para isso foi feita uma revisão sistemática, incluindo estudos produzidos abordando o Brasil. Foram excluídos artigos com outras doenças, que não DTN’s descritas nos critérios de inclusão e artigos que tratem de uma única doença tropical negligenciada isoladamente. Resultados: O presente estudo identificou que a população com maior taxa de mortalidade por essas patologias são pessoas do sexo masculino, com idade maior ou igual a 60 anos, mais vulneráveis socioeconomicamente, de menor escolaridade e de raça\cor negra. Além disso foi identificado que a degradação do ambiente aumenta o risco de infecção por essas DTN’s. Conclusão: A partir deste levantamento, foi possível concluir que aspectos socioeconômicos exercem influência importante quanto a ocorrência das DTN’s na população, nos proporcionando ainda dar visibilidade aos territórios que precisam de mais atenção dos governantes no âmbito nacional.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8071
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.