Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8065
Título : Perfil epidemiológico dos portadores de hanseníase residentes no município de Feira de Santana/BA
Autor : SOUZA, João Gabriel Pereira
Palabras clave : Epidemiologia
Incidência
Hanseníase
Fecha de publicación : 2024
Resumen : A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa de evolução crônica causada pelo Mycrobacterim leprae e representa um problema de saúde pública com estratégia de enfrentamento atualizada pelo Ministério da Saúde em 2016. OBJETIVOS: Objetivouse com este estudo descrever o perfil epidemiológico dos casos novos de hanseníase em residentes no município de Feira de Santana – BA, no período de 2017 a 2022. MÉTODOS: Trata-se de estudo observacional descritivo, de série temporal que empregou dados secundários agregados coletados do Sistema de informação de agravos de notificação. RESULTADOS: Entre os anos de 2017-2022 foram notificados 558 casos novos de hanseníase em residentes do município em questão. Destes casos, o maior número se deu entre os indivíduos do sexo masculino e entre os indivíduos pardos. A faixa etária de 40-49 a anos e com grau de escolaridade ensino médio completo apresentaram a maior ocorrência da doença. Quanto à forma clínica, a multibacilar preponderou. Quanto ao grau de incapacidade, a maioria das casos notificados apresentou grau zero. CONCLUSÃO: O perfil epidemiológico dos portadores de Hanseníase residentes no município de Feira de Santana/BA entre 2017 e 2022 foi composto por: indivíduos que estão na faixa etária de 40 a 49 anos, sexo masculino, cor/raça parda, com grau de escolaridade Ensino médio completo, apresentando a forma clínica paucibacilar da doença, com grau de incapacidade Grau Zero.
URI : https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8065
Aparece en las colecciones: Medicina



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.