Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8043
Título: Mudanças na excitabilidade cortical após lesão e reconstrução do lca: um estudo metacientífico
Autor(es): MOURA, Marco Aurélio Gudinho de
Palavras-chave: LCA / Reconstrução do LCA
Excitabilidade cortical
Metaciência.
Data do documento: 2024
Resumo: Introdução: Lesões no LCA são bastante comuns e podem variar de parciais a totais, podendo optar entre tratamento conservador ou cirúrgico. Após a reconstrução do LCA, os déficits de força no quadríceps podem persistir devido à alteração na excitabilidade cortical, um mecanismo de proteção que limita danos adicionais à articulação. Sendo assim, pesquisas metacientíficas são essenciais para verificar a integridade científica destes estudos. Objetivo: Descrever as características metacientíficas em estudos que tenham avaliado excitabilidade cortical após lesão e reconstrução do LCA. Método: Trata-se de um estudo metacientífico com um perfil epidemiológico secundário, transversal e descritivo. A coleta dos artigos foi realizada entre setembro de 2021 e dezembro de 2021, por pesquisadores capacitados previamente treinados. A amostra foi composta por estudos observacionais sobre mudanças na excitabilidade cortical após lesão e reconstrução do LCA. Para descrever a integridade científica das pesquisas, foram avaliadas as seguintes variáveis: autor/ano, revista, fator de impacto, gratuidade do artigo, local da produção da pesquisa, registro da pesquisa, cálculo amostral, origem dos participantes, aspectos éticos, conflitos de interesse, financiamentos, tipo de conclusão e presença de spin. Resultado: Foram analisados 17 artigos, publicados entre 2013 e 2020, sendo 14 produzidos nos EUA e 3 produzidos na Austrália. Foram 9 autores principais diferentes, publicações feitas em 7 revistas, com o fator de impacto variando entre 2,064 – 7,4. 8 artigos estavam disponíveis gratuitamente, 16 artigos não apresentaram registro da pesquisa e 11 apresentaram o cálculo amostral. Sobre a origem do participante, houve uma variedade de locais: comunidade universitária (14 estudos) departamento de cirurgia ortopédica (7 estudos) e comunidade local (2 estudos). Todos os artigos receberam aprovação de um comitê de ética. 5 artigos relataram não apresentar conflito de interesses e 1 referiu possuir. 7 estudos receberam financiamento e 10 não mencionaram sobre essa variável. 10 artigos apresentaram conclusão positiva e 7 apresentaram conclusão negativa. A variável spin se fez presente em 5 artigos por extrapolação inadequada, relato enganoso e interpretação inadequada. Conclusão: Os estudos foram publicados em um intervalo de 2013 e 2020, na América do Norte e Oceania em revistas com alto fator de impacto. A maioria dos artigos são pagos, sem registro de pesquisa, apresentam o cálculo amostral e informam aprovação por comitê de ética, não informam e não são financiados. A maioria possui conclusão positiva e houve presença de spin em 5 estudos.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8043
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.