Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/802
Título: | A relevância da organização práxica na aquisição da escrita de crianças no processo de alfabetização |
Autor(es): | Oliveira, Edieme Margareth Santos Rebouças, Margaret |
Palavras-chave: | Organização Práxica Criança Alfabetização |
Data do documento: | 2016 |
Resumo: | O presente artigo tem o objetivo analisar a relevância da organização práxica na aquisição da escrita de crianças no processo de alfabetização. Na alfabetização, durante a aquisição da escrita a criança necessita de habilidades psicomotoras para se desenvolver cognitivamente. Para tanto, inicialmente iremos discorrer sobre a complexa dinâmica do desenvolvimento infantil na perspectiva walloniana, que propõe uma construção progressiva que se sucedem fases com predominância alternadamente afetiva e cognitiva. Para uma compreensão mais concreta desta ideia, faremos uma descrição das características centrais de cada um dos cinco estágios propostos pela psicogenética walloniana. Em seguida, abordaremos a psicomotricidade e a alfabetização, procurando situar o leitor em relação ao processo de alfabetização e sua correlação com a psicomotricidade. Por último, apresentaremos a organização práxica, e as unidades funcionais de Luria, que pressupõe uma hierarquia dos fatores psicomotores. Na primeira unidade encontra-se a tonicidade, na segunda unidade integra a lateralização e na terceira unidade é composta pela praxia global. |
URI: | http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/802 |
Aparece nas coleções: | Psicomotricidade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A Relevância da Organização Práxica na Aquisição da Escrita de Crianças no Processo de Alfabetização.pdf | 512,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.