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Título: A relevância da organização práxica na aquisição da escrita de crianças no processo de alfabetização
Autor(es): Oliveira, Edieme Margareth Santos
Rebouças, Margaret
Palavras-chave: Organização Práxica
Criança
Alfabetização
Data do documento: 2016
Resumo: O presente artigo tem o objetivo analisar a relevância da organização práxica na aquisição da escrita de crianças no processo de alfabetização. Na alfabetização, durante a aquisição da escrita a criança necessita de habilidades psicomotoras para se desenvolver cognitivamente. Para tanto, inicialmente iremos discorrer sobre a complexa dinâmica do desenvolvimento infantil na perspectiva walloniana, que propõe uma construção progressiva que se sucedem fases com predominância alternadamente afetiva e cognitiva. Para uma compreensão mais concreta desta ideia, faremos uma descrição das características centrais de cada um dos cinco estágios propostos pela psicogenética walloniana. Em seguida, abordaremos a psicomotricidade e a alfabetização, procurando situar o leitor em relação ao processo de alfabetização e sua correlação com a psicomotricidade. Por último, apresentaremos a organização práxica, e as unidades funcionais de Luria, que pressupõe uma hierarquia dos fatores psicomotores. Na primeira unidade encontra-se a tonicidade, na segunda unidade integra a lateralização e na terceira unidade é composta pela praxia global.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/802
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