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https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8003
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | RICCI, Breno de Assis Ricci | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-12T11:20:17Z | - |
dc.date.available | 2024-09-12T11:20:17Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8003 | - |
dc.description.localpub | Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública | pt_BR |
dc.description.abstract | INTRODUÇÃO: O trabalho de conclusão de curso (TCC) é visto como uma ferramenta para desenvolver a autonomia intelectual do aluno e capacitá-lo para participar ativamente da produção e avaliação de conhecimentos na área da saúde, alinhado com a prática da Medicina Baseada em Evidências. No entanto, são reconhecidas as dificuldades enfrentadas pelos alunos durante o processo de elaboração do mesmo, tais como as questões técnicas da escrita científica, além do possível surgimento de um sofrimento psíquico associado. OBJETIVOS: o objetivo geral é conhecer a percepção dos estudantes de medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) acerca do papel do trabalho de conclusão de curso em seu processo formativo e de seus impactos em sua saúde emocional, assim como possíveis dificuldades enfrentadas ao longo desse processo. METODOLOGIA: trata-se de um estudo é do tipo primário observacional, corte transversal e baseada em questionários eletrônicos online (Google Forms®) consentidos. O público-alvo foram os estudantes de medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública que cursavam do 6° ao 12° semestre durante a segunda metade de 2023. Na análise dos dados, as variáveis numéricas foram expressas por meio de médias (desvio padrão) ou medianas (intervalo interquartil) a depender da sua distribuição normal ou não e foram comparadas através do teste não paramétrico de Wilcoxon. As variáveis categóricas, por sua vez, foram descritas por frequências absolutas (n) e relativas (%). RESULTADOS: a amostra foi composta por 137 participantes. O perfil dos estudantes foi composto majoritariamente pelo gênero feminino (70,1%) e do 7° semestre (39,4%). Em relação com a concordância com a essencialidade do TCC para a formação médica, 71 (51,8%) responderam positivamente. Um total de 95 (69,3%) estudantes não elaborariam o TCC se esse fosse opcional. Em relação a percepção de melhora na capacidade de pesquisar e avaliar artigos devido ao TCC, 123 (89,8%) perceberam alguma melhora. Continuando, 122 (89,1%) creem em uma moderada influência dessas habilidades adquiridas em sua prática profissional. Em outro tópico, 122 (89,1%) alunos concordaram que o TCC causa sofrimento mental, e 104 (75,9%) relataram um impacto negativo em sua própria saúde mental. Os sentimentos mais relacionados a sua elaboração foram “preocupação excessiva” (80,3%) e tensão (83,9%). O problema mais relacionado a confecção do TCC foi a dificuldade em gerir suas demandas com outras da faculdade (82,5%). CONCLUSÃO: embora haja reconhecimento das habilidades adquiridas e de sua relevância para a prática médica futura, existe uma divisão de opiniões quanto à essencialidade do TCC na formação profissional, associado a uma falta de interesse em produzi-lo. Percebeu-se que o aluno enfrenta diversas dificuldades em sua confecção, sejam metodológicas, institucionais ou associados a um sofrimento psíquico associado, cabendo uma maior atenção por parte das instituições de ensino à essas questões. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.subject | TCC | pt_BR |
dc.subject | Educação médica | pt_BR |
dc.title | Percepções e impactos do projeto de conclusão de curso nos estudantes de medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública | pt_BR |
dc.type | Trabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Medicina |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Breno de Assis Ricci - Percepções e impactos do projeto de conclusão de curso nos estudantes de medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - 2024.pdf | 2,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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