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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRICCI, Breno de Assis Ricci-
dc.date.accessioned2024-09-12T11:20:17Z-
dc.date.available2024-09-12T11:20:17Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8003-
dc.description.localpubEscola Bahiana de Medicina e Saúde Públicapt_BR
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: O trabalho de conclusão de curso (TCC) é visto como uma ferramenta para desenvolver a autonomia intelectual do aluno e capacitá-lo para participar ativamente da produção e avaliação de conhecimentos na área da saúde, alinhado com a prática da Medicina Baseada em Evidências. No entanto, são reconhecidas as dificuldades enfrentadas pelos alunos durante o processo de elaboração do mesmo, tais como as questões técnicas da escrita científica, além do possível surgimento de um sofrimento psíquico associado. OBJETIVOS: o objetivo geral é conhecer a percepção dos estudantes de medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) acerca do papel do trabalho de conclusão de curso em seu processo formativo e de seus impactos em sua saúde emocional, assim como possíveis dificuldades enfrentadas ao longo desse processo. METODOLOGIA: trata-se de um estudo é do tipo primário observacional, corte transversal e baseada em questionários eletrônicos online (Google Forms®) consentidos. O público-alvo foram os estudantes de medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública que cursavam do 6° ao 12° semestre durante a segunda metade de 2023. Na análise dos dados, as variáveis numéricas foram expressas por meio de médias (desvio padrão) ou medianas (intervalo interquartil) a depender da sua distribuição normal ou não e foram comparadas através do teste não paramétrico de Wilcoxon. As variáveis categóricas, por sua vez, foram descritas por frequências absolutas (n) e relativas (%). RESULTADOS: a amostra foi composta por 137 participantes. O perfil dos estudantes foi composto majoritariamente pelo gênero feminino (70,1%) e do 7° semestre (39,4%). Em relação com a concordância com a essencialidade do TCC para a formação médica, 71 (51,8%) responderam positivamente. Um total de 95 (69,3%) estudantes não elaborariam o TCC se esse fosse opcional. Em relação a percepção de melhora na capacidade de pesquisar e avaliar artigos devido ao TCC, 123 (89,8%) perceberam alguma melhora. Continuando, 122 (89,1%) creem em uma moderada influência dessas habilidades adquiridas em sua prática profissional. Em outro tópico, 122 (89,1%) alunos concordaram que o TCC causa sofrimento mental, e 104 (75,9%) relataram um impacto negativo em sua própria saúde mental. Os sentimentos mais relacionados a sua elaboração foram “preocupação excessiva” (80,3%) e tensão (83,9%). O problema mais relacionado a confecção do TCC foi a dificuldade em gerir suas demandas com outras da faculdade (82,5%). CONCLUSÃO: embora haja reconhecimento das habilidades adquiridas e de sua relevância para a prática médica futura, existe uma divisão de opiniões quanto à essencialidade do TCC na formação profissional, associado a uma falta de interesse em produzi-lo. Percebeu-se que o aluno enfrenta diversas dificuldades em sua confecção, sejam metodológicas, institucionais ou associados a um sofrimento psíquico associado, cabendo uma maior atenção por parte das instituições de ensino à essas questões.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.subjectTCCpt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.titlePercepções e impactos do projeto de conclusão de curso nos estudantes de medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Públicapt_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduaçãopt_BR
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