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https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8002
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | BASTOS, Ana Victória De Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-12T11:19:58Z | - |
dc.date.available | 2024-09-12T11:19:58Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8002 | - |
dc.description.localpub | Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: A propedêutica é a base da medicina clínica e é uma das primeiras práticas executadas durante o curso médico. Ainda não há literatura suficiente sobre estudos acerca da percepção, sob a análise dos estudantes, do aprendizado semiológico durante a formação acadêmica de médicos durante a pandemia, sendo importante analisar as perspectivas desses alunos sobre o assunto e assim avaliar se houve danos durante a construção de conhecimento durante o período de ensino a distância. Objetivos: Analisar as percepções dos estudantes sobre o impacto da pandemia de covid-19 no processo de ensino aprendizagem da propedêutica. Comparar as dificuldades e facilidades dos estudantes que foram apresentados à propedêutica durante a pandemia e aqueles que foram introduzidos à essa competência de forma presencial, fora do contexto da pandemia. Metodologia: Corte transversal, utilizando abordagem mista (quantitativa e qualitativa), através de questionários individuais aplicados e usando dados primários. Resultados: Observou-se, na parte quantitativa uma predominância da resposta “Muita dificuldade” no grupo de 2020.2 em relação ao de 2022.1, no qual prevaleceu a alternativa “Pouca dificuldade”. Reafirmando essa observação, nota-se no componente qualitativo, que, durante o período supracitado os estudantes referidos afirmam que não conseguiam assimilar o conteúdo visto sendo posto na prática, considerando-o abstrato. A análise evidenciou, em contrapartida, a prevalência do grupo de 2020.2 no quesito detentor de maior segurança durante a execução do exame físico. Apesar de terem o primeiro contato com a propedêutica/semiologia de forma remota, o atual estudo mostra que a experiência adquirida ao longo dos semestres subsequentes- os quais permitiram um maior contato com a prática do exame físico- de certa forma supriram as dificuldades enfrentadas durante a pandemia do COVID-19 Conclusão: evidenciou-se que, embora a pandemia do COVID-19 tenha impactado no processo de ensino/aprendizagem dos alunos dessa instituição, o alinhamento de aprendizado previsto para os semestres seguintes foi capaz de fazer os ajustes e suprir essas demandas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Propedêutica | pt_BR |
dc.subject | Medicina | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Percepções dos estudantes de medicina sobre o processo de ensino aprendizagem da propedêutica no período da pandemia de covid-19: um estudo comparativo | pt_BR |
dc.type | Trabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Medicina |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Ana Victória De Oliveira Bastos - Percepções dos estudantes de medicina sobre o processo de ensino aprendizagem da propedêutica no período da pandemia de covid-19 um estudo co - 2024.pdf | 922,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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