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dc.contributor.authorBASTOS, Ana Victória De Oliveira-
dc.date.accessioned2024-09-12T11:19:58Z-
dc.date.available2024-09-12T11:19:58Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8002-
dc.description.localpubEscola Bahiana de Medicina e Saúde Públicapt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A propedêutica é a base da medicina clínica e é uma das primeiras práticas executadas durante o curso médico. Ainda não há literatura suficiente sobre estudos acerca da percepção, sob a análise dos estudantes, do aprendizado semiológico durante a formação acadêmica de médicos durante a pandemia, sendo importante analisar as perspectivas desses alunos sobre o assunto e assim avaliar se houve danos durante a construção de conhecimento durante o período de ensino a distância. Objetivos: Analisar as percepções dos estudantes sobre o impacto da pandemia de covid-19 no processo de ensino aprendizagem da propedêutica. Comparar as dificuldades e facilidades dos estudantes que foram apresentados à propedêutica durante a pandemia e aqueles que foram introduzidos à essa competência de forma presencial, fora do contexto da pandemia. Metodologia: Corte transversal, utilizando abordagem mista (quantitativa e qualitativa), através de questionários individuais aplicados e usando dados primários. Resultados: Observou-se, na parte quantitativa uma predominância da resposta “Muita dificuldade” no grupo de 2020.2 em relação ao de 2022.1, no qual prevaleceu a alternativa “Pouca dificuldade”. Reafirmando essa observação, nota-se no componente qualitativo, que, durante o período supracitado os estudantes referidos afirmam que não conseguiam assimilar o conteúdo visto sendo posto na prática, considerando-o abstrato. A análise evidenciou, em contrapartida, a prevalência do grupo de 2020.2 no quesito detentor de maior segurança durante a execução do exame físico. Apesar de terem o primeiro contato com a propedêutica/semiologia de forma remota, o atual estudo mostra que a experiência adquirida ao longo dos semestres subsequentes- os quais permitiram um maior contato com a prática do exame físico- de certa forma supriram as dificuldades enfrentadas durante a pandemia do COVID-19 Conclusão: evidenciou-se que, embora a pandemia do COVID-19 tenha impactado no processo de ensino/aprendizagem dos alunos dessa instituição, o alinhamento de aprendizado previsto para os semestres seguintes foi capaz de fazer os ajustes e suprir essas demandas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPropedêuticapt_BR
dc.subjectMedicinapt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titlePercepções dos estudantes de medicina sobre o processo de ensino aprendizagem da propedêutica no período da pandemia de covid-19: um estudo comparativopt_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduaçãopt_BR
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