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Título: As alterações no comportamento do brincar de crianças com sintomas de depressão uma revisão integrativa
Autor(es): PEREIRA, Ana Theresa Caleffi
Palavras-chave: Depressão
Brincadeira
Criança
Data do documento: 2024
Resumo: Introdução: A depressão infantil é um problema crescente na saúde mental, com complicações significativas para a qualidade de vida e o desenvolvimento infantil a longo prazo. Este trabalho tem como objetivo investigar, por meio de revisão de estudos, possíveis alterações no comportamento lúdico de crianças com sintomas depressivos, possibilitando intervenções mais eficazes e a identificação precoce da doença, minimizando assim seu impacto no desenvolvimento infantil. Método: Busca de estudos dos últimos vinte anos nas principais bases de dados científicas e fontes de levantamento de literatura como revistas acadêmicas, livros, capítulos de livros, e conhecimentos baseados na Literatura Cinzenta. Resultados: Ao final da análise dos resultados, oito artigos foram selecionados para este estudo. Discussão e conclusão: A investigação realizada revelou que existem evidências significativas que destacam a eficácia da brincadeira e da ludoterapia no tratamento da depressão em crianças. Contudo, poucos estudos exploram alterações no processo de brincar em crianças com sintomas depressivos. Esta lacuna na literatura é um achado relevante e aponta para uma área de investigação que merece atenção, uma vez que a identificação precoce da depressão em crianças é crucial para garantir intervenções eficazes e melhores resultados a longo prazo. Neste contexto, investigar como a depressão afeta o processo lúdico das crianças é de significativa importância e pode servir como um indicador valioso para uma intervenção precoce.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7998
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