Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/798
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lapa, Ruth Santos de Almeida | - |
dc.contributor.author | Inguaggiato, Maria Luiza | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-06T13:01:24Z | - |
dc.date.available | 2017-10-06T13:01:24Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/798 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo tem por objetivo discutir, a luz da psicanálise e psicomotricidade, as influências da relação mãe-filho na organização praxica na criança, sobretudo na aprendizagem escolar. O foco do trabalho é tecer reflexões, por meio da revisão da literatura WINNICOTT, 1964; LACAN, 1988; LEVIN, 2001; FONSECA, 2008; WALLON, 1968, acerca da integridade mente e corpo, abordando a maturaçao das funções psíquicas, motoras, cognitivas e afetivo-social da criança perante a relação parental. Os resultados deste debate evidenciam que a operação de constituição psíquica alienação, marcada pela relação mãe-criança quando se prolonga em uma temporalidade determinada pelo inconsciente, pode influênciar na organização praxica na criança levando a desorganização do movimento, a qual potencializa as dificuldades de aprendizagens escolar, sobretudo nos primeiros anos de escolarização. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Alienação | pt_BR |
dc.subject | Praxias | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Quando a alienação ultrapassa o tempo lógico: efeitos na organização práxica | pt_BR |
dc.type | Trabalhos finais e parciais de curso: Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Psicomotricidade |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC RUTH SANTOS DE ALMEIDA LAPA.pdf | 444,83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.