Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/798
Título: | Quando a alienação ultrapassa o tempo lógico: efeitos na organização práxica |
Autor(es): | Lapa, Ruth Santos de Almeida Inguaggiato, Maria Luiza |
Palavras-chave: | Alienação Praxias Aprendizagem |
Data do documento: | 2016 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo discutir, a luz da psicanálise e psicomotricidade, as influências da relação mãe-filho na organização praxica na criança, sobretudo na aprendizagem escolar. O foco do trabalho é tecer reflexões, por meio da revisão da literatura WINNICOTT, 1964; LACAN, 1988; LEVIN, 2001; FONSECA, 2008; WALLON, 1968, acerca da integridade mente e corpo, abordando a maturaçao das funções psíquicas, motoras, cognitivas e afetivo-social da criança perante a relação parental. Os resultados deste debate evidenciam que a operação de constituição psíquica alienação, marcada pela relação mãe-criança quando se prolonga em uma temporalidade determinada pelo inconsciente, pode influênciar na organização praxica na criança levando a desorganização do movimento, a qual potencializa as dificuldades de aprendizagens escolar, sobretudo nos primeiros anos de escolarização. |
URI: | http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/798 |
Aparece nas coleções: | Psicomotricidade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC RUTH SANTOS DE ALMEIDA LAPA.pdf | 444,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.