Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/798
Título : | Quando a alienação ultrapassa o tempo lógico: efeitos na organização práxica |
Autor : | Lapa, Ruth Santos de Almeida Inguaggiato, Maria Luiza |
Palabras clave : | Alienação Praxias Aprendizagem |
Fecha de publicación : | 2016 |
Resumen : | O presente artigo tem por objetivo discutir, a luz da psicanálise e psicomotricidade, as influências da relação mãe-filho na organização praxica na criança, sobretudo na aprendizagem escolar. O foco do trabalho é tecer reflexões, por meio da revisão da literatura WINNICOTT, 1964; LACAN, 1988; LEVIN, 2001; FONSECA, 2008; WALLON, 1968, acerca da integridade mente e corpo, abordando a maturaçao das funções psíquicas, motoras, cognitivas e afetivo-social da criança perante a relação parental. Os resultados deste debate evidenciam que a operação de constituição psíquica alienação, marcada pela relação mãe-criança quando se prolonga em uma temporalidade determinada pelo inconsciente, pode influênciar na organização praxica na criança levando a desorganização do movimento, a qual potencializa as dificuldades de aprendizagens escolar, sobretudo nos primeiros anos de escolarização. |
URI : | http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/798 |
Aparece en las colecciones: | Psicomotricidade |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC RUTH SANTOS DE ALMEIDA LAPA.pdf | 444,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.