Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/797
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Tapia, Sol Andrea Gonzalez | - |
dc.contributor.author | Inguaggiato, Maria Luisa | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-06T13:00:41Z | - |
dc.date.available | 2017-10-06T13:00:41Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/797 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo visa apresentar um relato de experiência vivido por alunos do ensino médio, com faixa etária de 15 a 17 anos, inscritos na iniciação científica de dança coordenada pela pesquisadora Sol Tapia, professora de dança pertencente ao departamento de artes da Escola SESI Djalma Pessoa. A dança contemporânea, neste trabalho, é compreendida como elemento psicomotor, auxiliando o individuo na constituição da sua subjetividade, na compreensão do seu processo individual, no reconhecimento de lacunas presentes na sua formação e consequentemente, no interesse pela busca de encontrar possíveis questões, que influenciam na formação deste sujeito. A psicomotricidade integra a motricidade e o psiquismo, admitindo a interação do sujeito e os vários contextos onde este esteja inserido. É uma abordagem que considera a totalidade do ser humano, nos aspectos da motricidade, do cognitivo, do afetivo e do social, enfim, da corporeidade. Partiu-se da compreensão da escola como espaço no qual o sujeito se estrutura nas relações com o outro, e a corporeidade como a possibilidade de uma ruptura com a visão fragmentada do ser. Foram analisadas como as histórias e experiências vividas com o corpo e a partir do corpo, podem favorecer na construção da imagem corporal. Por meio das discussões sobre o tema da imagem corporal juntamente com a análise de movimento, os alunos perceberam algo em comum entre suas histórias, e puderam refletir e observar com seus próprios olhos que a imagem corporal de cada um é totalmente diferente do que as pessoas veem “de fora”. Dessa mesma maneira, foi possível iniciar o entendimento sobre a formação da imagem corporal, suas reverberações no comportamento e movimento estético na dança, permitindo a reconfiguração da mesma, sendo possível também, reconstruir a cena por meio da palavra falada e expressa na performance. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.subject | Imagem corporal | pt_BR |
dc.subject | Psicomotricidade | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Afeto | pt_BR |
dc.title | A imagem corporal na repadronização de movimento na adolescência: um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Trabalhos finais e parciais de curso: Monografias de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Psicomotricidade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ELEMENTOS TEXTUAIS TCC SOL TAPIA.pdf | 626,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
PRE TEXTUAIS TCC SOL TAPIA.pdf | 227,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.