Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7979
Título : Análise quantitativa da qualidade do sono em mulheres com endometriose: uma revisão sistemática
Autor : DUARTE, Laís Palhares Rodrigues
Palabras clave : Endometriose
Qualidade do sono
Mulheres
Fecha de publicación : 2024
Resumen : Introdução: A endometriose é uma doença ginecológica crônica de caráter inflamatório que afeta significativamente a qualidade de vida das mulheres em idade reprodutiva, com sintomas que variam de leves a debilitantes, incluindo dor pélvica e dismenorreia. O sono desempenha um papel crucial no bem-estar físico e emocional, sendo frequentemente afetado em condições dolorosas crônicas. Entretanto, a relação entre endometriose e qualidade do sono é complexa e ainda pouco explorada. Objetivo: Essa revisão sistemática tem como objetivo avaliar quantitativamente a qualidade do sono em mulheres com endometriose. Metodologia: Buscas foram realizadas nas bases de dados eletrônicas MEDLINE/ PubMed, Embase, Web of Science, Scopus e Biblioteca Virtual em Saúde por meio da combinação de descritores, publicados no período de 2013 a 2023, sendo inclusos apenas estudos transversais, coortes e caso-controles. Somente mulheres com diagnóstico de endometriose confirmado por análise objetiva através de laparoscopia ou laparotomia ou de exame histopatológico realizado em biopsia foram incluídas e a a qualidade do sono foi avaliada através do Chronic Pain Sleep Inventory, Post-Sleep Inventory ou Pittsburgh Sleep Quality Index. A qualidade de cada estudo foi avaliada pela ferramenta Newcastle-Ottawa Quality Assessment. Resultados: 5 estudos compõem essa revisão sistemática. Na análise conduzida por Arion et al., mulheres com endometriose nos estágios I e II apresentaram uma média de qualidade de sono inferior (40), enquanto nos estágios III e IV a média foi de 50. Nessa escala de 0-100, 43 foi o valor médio da amostra total. Davie et al. encontraram que 80% das mulheres com endometriose apresentavam qualidade do sono prejudicada, comparado a 50% no grupo controle. Maggiore et al. identificaram uma prevalência de qualidade do sono ruim de 64.8% no grupo caso, em contraste com 18.6% no grupo controle. Halici et al. observaram que 76.8% das participantes demonstraram má qualidade do sono, com uma pontuação média de 6.54 no PSQI. Youseflu et al. constataram que a pontuação global de qualidade do sono foi significativamente pior no grupo caso (6.47) em comparação com o grupo controle (4.45). Conclusão: Foi identificada uma redução significativa (60.3% a 80%) na qualidade do sono de mulheres com endometriose, destacando uma associação entre as variáveis e a necessidade de considerar o diagnóstico desta doença em mulheres com qualidade do sono prejudicada. A escassez de estudos ressalta a urgência de pesquisas adicionais para entender melhor essa associação, visando intervenções eficazes e precoces para mitigar os possíveis impactos adversos na qualidade do sono de mulheres com endometriose.
URI : https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7979
Aparece en las colecciones: Medicina



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.