Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7892
Título: Estágio curricular supervisionado sua importância na formação profissional do egresso de odontologia
Autor(es): SENA, Caroline Morais
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Sistema Único de Saúde
SUS
Data do documento: 2018
Resumo: A publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de graduação em Odontologia, em consonância com as competências constitucionais do Sistema Único de Saúde (SUS) relacionadas à ordenação da formação de recursos humanos da área de saúde, visa a formação de profissionais preparados para atuarem no SUS. Assim, é dever das Instituições de Ensino Superior (IES) buscar parcerias com o SUS e aproximar os estudantes de odontologia do processo de trabalho em Saúde Pública. Por outro lado, existe dificuldades de integração ensino-serviço-comunidade, dada a discrepância entre o modelo de ensino superior em saúde e o modelo de atenção do SUS. Uma das principais estratégias de integração ensino-serviço, é o modelo de preceptoria e a escolha dos cenários de aprendizagem no âmbito do SUS. As DCNs preconizam uma formação teórico-prática com vistas ao desenvolvimento de atividades multi e interdisciplinares. No entanto, a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, apesar da implantação das DCNs, continua sendo normalmente ofertada no final dos cursos de Odontologia completamente desvinculada de práticas preventivo-assistenciais que privilegiem a atenção básica como lócus de formação em saúde. Portanto, o presente trabalho busca discutir a importância da disciplina do Estágio Curricular Supervisionado na construção do perfil profissional do egresso de Odontologia por meio de uma revisão de literatura.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7892
Aparece nas coleções:Odontologia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.