Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7889
Título: Caracterização antigênica e bioquímica de frações obtidas de porphyromonas gingivalis
Autor(es): BITTENCOURT, Brenda Felix
Palavras-chave: Periodontite crônica
Phorphyromonas gingivalis
Antígenos
Data do documento: 2018
Resumo: A periodontite crônica resulta do desafio microbiano no biofilme e da resposta imune do hospedeiro, sendo Porphyromonas gingivalis (Pg) um patógeno-chave no seu desenvolvimento. Este trabalho objetivou obter e caracterizar bioquimicamente frações antigênicas de Pg para estudos da resposta imune na periodontite crônica. Os 41 participantes foram classificados segundo os descritores periodontais e divididos em dois grupos: controle (SP) e com a doença (PC). Após a coleta de sangue, o soro foi separado e congelado. Foram obtidos dois pools de soro: positivo e negativo. Pg ATCC 33277 foi cultivada e o extrato submetido à cromatografia de troca iônica em HPLC. Cinco frações foram obtidas usando gradiente de NaCl (0 a 500mM) e submetidas à eletroforese em gel de poliacrilamida a 12%, coradas por Coomassie Blue e testadas por Western Blotting. Na análise pela espectrometria de massas (MS) observou-se nas cinco frações, 13 proteínas de Pg. As frações 3 e 4 foram reconhecidas pelo soro de pacientes com periodontite crônica. Esta última, com maior antigenicidade, é composta por 5 proteínas de Pg com peso molecular aparente (PM) de 36, 59, 95, 114 e 208 kDa que poderão ser estudadas individualmente sobre seu papel na resposta imune na periodontite crônica.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7889
Aparece nas coleções:Odontologia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.