Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7882
Título: Manejo das alterações orais causadas pela radioterapia e quimioterapia em pacientes oncológicos
Autor(es): ANDRADE, Camila Barreto
Palavras-chave: Câncer de cabeça e pescoço
Radioterapia
Quimioterapia
Manejo
Odontologia
Data do documento: 2018
Resumo: Os tumores malignos podem ser tratados por meio de cirurgia, radioterapia e quimioterapia. A radioterapia, quando aplicada na região de cabeça e pescoço, e a quimioterapia são terapêuticas que podem predispor o paciente a desenvolver diversas alterações na cavidade oral. Dentre as alterações podese citar: mucosite, digeusia, xerostomia, cárie de radiação, trismo, osteorradionecrose, ulcerações, sangramentos e infecções. Estas complicações podem agravar o estado de saúde do paciente, dificultando a ingestão de alimentos, podendo até implicar a interrupção do tratamento oncológico. Portanto, é importante que o cirurgião-dentista tenha conhecimento acerca das implicações clínicas advindas dessas terapias para o correto diagnóstico e manejo das lesões por meio de recursos como: uso de antimicrobianos como a clorexidina, anti-inflamatórios, orientação quanto à dieta, fluoretos, saliva artificial, antifúngicos, laser terapia e oxigenação hiperbárica. O objetivo com este trabalho foi revisar a literatura acerca das alterações orais advindas do tratamento antineoplásico e seu manejo odontológico, para possibilitar tratamentos mais eficazes, amenizando o desconforto e promovendo uma melhor qualidade de vida durante os tratamentos antineoplásicos.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7882
Aparece nas coleções:Odontologia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.