Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7881
Título: Estudo epidemiológico dos traumas faciais em um hospital público de Salvador-Ba
Autor(es): SEIXAS, Malu Micaella de Sousa e
Palavras-chave: Traumatismos Faciais
Cirurgia Maxilofacial
Ossos Faciais
Data do documento: 2018
Resumo: Os traumas faciais além de frequentes nos grandes centros urbanos, envolvem grande preocupação para a saúde pública, pois podem apresentar consequências graves. A etiologia e características dos traumas faciais é bastante variável no mundo e depende de diversos fatores. O conhecimento destes pode indicar medidas preventivas mais efetivas para populações específicas. Objetivo: Este estudo tem como objetivo, analisar e descrever, de forma retrospectiva, a experiência do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Serviço Público do Hospital Geral Roberto Santos, na cidade de Salvador, Bahia. Materiais e métodos: Os dados foram obtidos a partir das fichas de atendimento dos pacientes admitidos nos anos de 2014 e 2015, coletados, classificados e tabulados numa planilha eletrônica, em seguida foi realizada a análise estatística. Resultados: Foram compreendidos neste estudo 740 pacientes, sendo a maioria de sexo masculino, adultos jovens com faixa etária compreendida entre 20 e 39 anos. Houve prevalência das lesões em tecido mole e fraturas de mandíbula. Os principais fatores etiológicos foram as agressões físicas e quedas. Já os acidentes de trânsito apresentaram-se pouco prevalentes. Conclusão: Concluiu-se que a partir de políticas públicas de saúde e segurança, pode-se prevenir os traumas faciais.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7881
Aparece nas coleções:Odontologia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.