Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7877
Título: Manifestações bucais em pacientes submetidos a transplante de medula óssea
Autor(es): FAGUNDES, Maria Fernanda Fernandes
Palavras-chave: Transplante de Medula Óssea
Manifestações bucais
Mucosite
Data do documento: 2018
Resumo: O Transplante de Medula Óssea (TMO) apresenta-se como opção terapêutica no tratamento de pacientes com doenças onco-hematológicas, sendo considerado efetivo para o aumento da sobrevida desses pacientes. Porém, o TMO é precedido por um regime de condicionamento, que submete o paciente a uma quimioterapia associada ou não à radioterapia em altas doses e tem como objetivo a destruição da medula óssea deficitária, eliminação da doença, além de imunossuprimir o receptor para que ele aceite a nova medula sem rejeitá-la. A cavidade bucal constitui um sítio propício a infecções com grande potencial de desenvolvimento para bacteremia e o tratamento de imunossupressão em pacientes sujeitos ao TMO favorece o desenvolvimento de determinadas complicações que frequentemente se manifestam na cavidade bucal. Dentre ocorrências mais relatadas, estão: náuseas, vômitos, diarreia, a doença do enxerto contra o hospedeiro, mucosite oral, xerostomia, hipossalivação, reação liquenóide, infecção fúngica, leucoplasia pilosa, infecção herpética e alterações gengivais. O objetivo desta revisão é discutir questões em destaque na literatura nacional e internacional referentes às manifestações bucais em pacientes submetidos a transplante de medula óssea, quais as opções de tratamento para minimizá-las e a importância do cirurgião-dentista no acompanhamento de pacientes pré e pós transplantados.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7877
Aparece nas coleções:Odontologia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.