Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7874
Título: Manejo da hipersensibilidade dentinária para o tratamento clareador relato de caso
Autor(es): ARAGÃO, Amanda Letícia Borges
Palavras-chave: Hipersensibilidade
Estética
Clareamento dental
Data do documento: 2018
Resumo: O clareamento dental é um dos procedimento mais requisitado na Odontologia Estética contemporânea. Apesar de ser um procedimento minimamente invasivo, pode gerar efeitos indesejáveis ao paciente, destacando-se a hipersensibilidade dentinária, como o mais relatado. A hipersensibilidade é caracterizada como uma dor aguda, localizada, de curta duração, que provém da alteração na movimentação dos fluídos nos túbulos dentinários submetidos a algum estimulo externo. Esta condição torna-se agravante diante de algumas situações, como recessões gengivais, traumas, lesões cervicais não cariosas e trincas em esmalte. O objetivo deste trabalho é apresentar, através de um relato de caso clínico, o controle da hipersensibilidade dentinária previamente ao clareamento dental em uma paciente que possui trincas em esmalte, recessões gengivais e relato de hipersensibilidade. Foi aplicado géis dessensibilizantes a base de nitrato de potássio e flúor, instruída a utilização de dentifrício a base de arginina e carbonato de cálcio e uso de sistema adesivo autocondicionante na dentina exposta. Após o controle da sensibilidade, foi realizada uma sessão de clareamento em consultório com peróxido de hidrogênio a 35% e seis semanas de clareamento caseiro supervisionado com peróxido de carbamida a 16%. Foi obtido resultado estético satisfatório sem relato de sensibilidade durante o tratamento clareador.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7874
Aparece nas coleções:Odontologia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.