Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7860
Título: Revascularização pulpar uma alternativa de tratamento para dentes com rizogênese incompleta e necrose pulpar
Autor(es): BARROS, Rodolfo Rocha de
Palavras-chave: Engenharia tecidual
Células-tronco
Necrose da polpa dentária
Data do documento: 2018
Resumo: A revascularização pulpar surgiu como alternativa à apicificação como forma de tratamento para dentes com polpa necrosada e rizogênese incompleta. As abordagens na apicificação buscam, por meio de sucessivas trocas de pasta de hidróxido de cálcio, a formação de uma barreira para favorecer a obturação do sistema de canais. Essa técnica, entretanto, assim como a confecção de uma barreira apical com hidróxido de cálcio ou MTA, não promove o crescimento radicular nem o espessamento das paredes dentinárias. O objetivo deste trabalho é estudar os aspectos que envolvem o processo de revascularização pulpar para dentes com rizogênese incompleta e necrose pulpar sugeridos pela literatura num período de 10 anos. A revisão de literatura foi pautada em artigos relevantes entre 2008 e 2018, além de artigos clássicos publicados no PubMed, Bireme e BBO. A revascularização pulpar utiliza princípios da engenharia tecidual, sendo eles: células-tronco, arcabouço e fatores de crescimento. A desinfecção do sistema de canais por meio de soluções irrigadoras e medicações intracanais é condição primordial para haver a revascularização pulpar. Os achados desta revisão mostram que a revascularização é uma alternativa de tratamento para dentes jovens com necrose pulpar, porém não há um protocolo atualizado estabelecido, e necessita de mais pesquisas.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7860
Aparece nas coleções:Odontologia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.