Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7851
Título: Manifestações orais da leucemia linfóide aguda importância do cirurgião-dentista no diagnóstico e tratamento
Autor(es): BARRETO, Paloma Sousa
Palavras-chave: Leucemia Linfóide
Crianças
Manifestações orais
Odontologia
Data do documento: 2017
Resumo: O objetivo desse trabalho é abordar as principais manifestações orais que acometem pacientes com leucemia linfóide aguda (LLA) e o papel do cirurgiãodentista no diagnóstico desta doença, bem como, antes, durante e após a terapia antineoplásica. A LLA é uma neoplasia maligna, agressiva, originada na medula óssea e caracterizada pelo acúmulo de células imaturas e indiferenciadas. A sua etiologia ainda não foi determinada, podendo ser por influência genética, ou exposição à radiação, drogas entre outros. É considerada como neoplasia infantil por acometer crianças dos 2-5 anos, e tem apresentado um bom prognóstico quando diagnosticada e tratada precocemente. Seus primeiros sintomas estão relacionados à cavidade oral, pelas modificações no periodonto, ressaltando a importância do dentista auxiliando no diagnóstico precoce. Os efeitos na mucosa oral durante e após a terapia antineoplásica podem comprometer o tratamento sistêmico, tornando importante o acompanhamento odontológico antes e durante o tratamento desta neoplasia, a fim de prevenir e tratar lesões orais. Desta forma, destacase a importância do conhecimento pelo cirurgião-dentista acerca dos sinais bucais apresentados pelos pacientes, através da suspeita diagnóstica e da sua intervenção precoce durante o tratamento sistêmico, favorecendo melhor qualidade de vida para estes.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7851
Aparece nas coleções:Odontologia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.