Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7838
Title: Arteterapia na perspectiva da Gestalt-terapia: Uma revisão narrativa
Authors: ANDRADE, Tácila Santos
PALMEIRA, Aline Tonheiro
Keywords: Gestalt-terapia
Arteterapia
Recursos artísticos
Issue Date: 2023
Abstract: Introdução: A arteterapia funciona como um dispositivo de qualidade de vida com uma finalidade terapêutica. A Gestalt-terapia (GT) baseia-se no humanismo, existencialismo e fenomenologia e o terapeuta procura ampliar a consciência (awareness) do cliente e utilizar experimentos e abordagens à situação que favoreçam essa ampliação e a arte pode auxiliar na tomada de consciência do cliente, sendo este então um recurso importante na atuação do gestalt-terapeuta. Objetivo: Diante disso, este presente trabalho, tem como objetivo analisar a arteterapia na perspectiva da GT, visando a ampliação de trabalhos com essa temática. Metodologia: O artigo fundamenta-se na revisão narrativa de literatura de artigos e livros. Inicialmente buscou-se sobre conceitos básicos em arteterapia, para, em seguida, identificar articulações entre arteterapia e GT. Três categorias foram construídas: relação entre conceitos da GT e da arteterapia; a criatividade para a GT e o gestalt-terapeuta e o manejo da arteterapia no acompanhamento psicológico. Resultados e discussão: Foram encontrados resultados que ratificam a eficácia da arteterapia no processo terapêutico e da relevância dela ser entendida a partir do olhar da GT, sendo uma abordagem se propõe a favorecer o contato com o que há de mais genuíno no cliente através da atitude fenomenológica. Considerações finais: Concluiu-se que a arte é uma via de potência e que a GT tem muitos pontos que convergem com a arteterapia, um instrumento importante dentro e fora do processo terapêutico.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7838
Appears in Collections:Psicologia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.