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dc.contributor.authorSANTORO, Manuela Nunes-
dc.date.accessioned2024-08-15T13:56:52Z-
dc.date.available2024-08-15T13:56:52Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7836-
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.description.abstractEste TCC explora o impacto da entrada da criança no ambiente escolar em seu desenvolvimento, enfocando a expressão de comportamentos por meio do corpo, em particular o ato de morder, comum em crianças de 0 a 3 anos. O comportamento de morder é muitas vezes mal compreendido e associado à agressividade, gerando diversas emoções nos envolvidos, como angústia, medo e raiva. A psicologia, como a disciplina de estudo dos comportamentos humanos, desempenha um papel crucial no ambiente escolar, embora o conhecimento sobre sua atuação diante do comportamento de morder na infância seja limitado. Portanto, o objetivo deste trabalho é realizar uma revisão narrativa da literatura para descrever as perspectivas de compreensão e possíveis intervenções psicopedagógicas relacionadas ao comportamento de morder na infância em âmbito escolar. Como resultados, a pesquisa identificou diversas razões associadas ao comportamento de morder, incluindo insatisfação, competição por brinquedos, apreensão, cuidado, impacto das figuras de autoridade, violência, tensão, redução do desconforto dentário, descoberta de itens, procura de conexões causa-consequência, satisfação na ação oral, necessidade de ser notado, manifestação de preocupação ou aflição, busca por apoio, liberação de energia, inquietude e transição de uma postura passiva para uma atitude ativa. Dentre as intervenções encontradas estão oferecer apoio à criança, analisar a causa da mordida, esclarecer os efeitos, rotular os sentimentos envolvidos, evitar o estigma da criança que morde e fornecer itens e alimentos para satisfazer as necessidades orais da criança. Desta forma, o trabalho contribui com a lacuna de conhecimento existente, bem como com a ampliação da compreensão desse fenômeno complexo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMordidapt_BR
dc.subjectEscola/Crechept_BR
dc.subjectAgressividadept_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectComportamento infantilpt_BR
dc.titleTendências e determinantes do comportamento infantil de morder em crianças no âmbito escolar: uma revisão narrativa da literaturapt_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduaçãopt_BR
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