Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7836
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SANTORO, Manuela Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-15T13:56:52Z | - |
dc.date.available | 2024-08-15T13:56:52Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7836 | - |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.description.abstract | Este TCC explora o impacto da entrada da criança no ambiente escolar em seu desenvolvimento, enfocando a expressão de comportamentos por meio do corpo, em particular o ato de morder, comum em crianças de 0 a 3 anos. O comportamento de morder é muitas vezes mal compreendido e associado à agressividade, gerando diversas emoções nos envolvidos, como angústia, medo e raiva. A psicologia, como a disciplina de estudo dos comportamentos humanos, desempenha um papel crucial no ambiente escolar, embora o conhecimento sobre sua atuação diante do comportamento de morder na infância seja limitado. Portanto, o objetivo deste trabalho é realizar uma revisão narrativa da literatura para descrever as perspectivas de compreensão e possíveis intervenções psicopedagógicas relacionadas ao comportamento de morder na infância em âmbito escolar. Como resultados, a pesquisa identificou diversas razões associadas ao comportamento de morder, incluindo insatisfação, competição por brinquedos, apreensão, cuidado, impacto das figuras de autoridade, violência, tensão, redução do desconforto dentário, descoberta de itens, procura de conexões causa-consequência, satisfação na ação oral, necessidade de ser notado, manifestação de preocupação ou aflição, busca por apoio, liberação de energia, inquietude e transição de uma postura passiva para uma atitude ativa. Dentre as intervenções encontradas estão oferecer apoio à criança, analisar a causa da mordida, esclarecer os efeitos, rotular os sentimentos envolvidos, evitar o estigma da criança que morde e fornecer itens e alimentos para satisfazer as necessidades orais da criança. Desta forma, o trabalho contribui com a lacuna de conhecimento existente, bem como com a ampliação da compreensão desse fenômeno complexo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Mordida | pt_BR |
dc.subject | Escola/Creche | pt_BR |
dc.subject | Agressividade | pt_BR |
dc.subject | Psicopedagogia | pt_BR |
dc.subject | Comportamento infantil | pt_BR |
dc.title | Tendências e determinantes do comportamento infantil de morder em crianças no âmbito escolar: uma revisão narrativa da literatura | pt_BR |
dc.type | Trabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Manuela Nunes Santoro - Tendências e determinantes do comportamento infantil de morder em crianças no âmbito escolar - uma revisão narrativa da literatura - 2023.pdf | 323,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.