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dc.contributor.authorTEIXEIRA, Aylla Batista Moreira-
dc.date.accessioned2024-08-06T12:35:34Z-
dc.date.available2024-08-06T12:35:34Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7827-
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Como a quantidade dos conteúdos é cada vez maior na radiologia, a sistematização do aprendizado é uma alternativa para manter o volume de informações, evitando sua perda através do esquecimento. Modelos de sistematização do raciocínio com casos clínicos propicia ao estudante se aproximar da prática médica e aumentar a assimilação do conteúdo. Assim, este estudo visa avaliar a percepção discente sobre o impacto do “Anatoradiologic” na sistematização da interpretação de exames de imagem na graduação médica. Métodos: Trata-se de estudo observacional, tipo corte transversal, com estudantes do terceiro semestre do curso de medicina de uma escola particular em Salvador-Bahia. Através de um caso clínico sobre a região anatômica vista na semana, a docente radiologista aplica o “Anatoradiologic” – metodologia ativa para sistematizar a interpretação do exame radiológico, por meio de seis perguntas:1) reconhecimento da região anatômica; 2) identificação do método radiológico; 3) características desse método; 4) propedêutica radiológica; 5) hipótese diagnóstica; 6) reflexão sobre indicação do exame (baseado na campanha Choosing Wisely). No final do semestre, os estudantes foram convidados a responder um questionário que avaliava perfil sociodemográfico, autoavaliação de aprendizagem de anatomia radiológica e opinião discente sobre o “Anatoradiologic”. As perguntas baseavamse na escala Likert modificada. Questionários incompletos foram excluídos. Termo de consentimento livre e esclarecido foi obtido de todos os participantes. Foi realizada análise alfa de Cronbach para avaliar a confiabilidade do questionário, valores > 0,7 foram considerados aceitáveis. Resultados: No total, 88 discentes participaram, sendo 59 do sexo feminino. A média da idade foi de 21 ± 4,6 anos. O valor do Alpha de Cronbach foi de 0,96 demonstrando alto nível de consistência interna do questionário. Cerca de 54% dos participantes optaram pelo “Anatoradiologic” como recurso que mais contribuiu na sua atuação médica, 38% optaram pela estação com os monitores discentes para realização de provas acadêmicas, 39% escolheram o “Anatoradiologic” como recurso de maior afinidade durante o semestre. 44% escolheram a estação com os monitores discentes como recurso de menor afinidade ao longo do semestre. Foram observados em todos os critérios utilizados para analisar qualitativamente tal recurso, mais de 81% da amostra populacional utilizou as classificações da escala likert modificada “Na média”, “Acima da média” ou “Excelente”. Observou-se um aumento de percentual entre os participantes frente ao conhecimento sobre Anatomia Radiológica, pois antes do módulo curricular classificaram seus conhecimentos em 18% e após a aplicação do módulo, houve uma modificação do percentual para 97% entre “Na média”, “Acima da média” e “Excelente”. Conclusão: Uma vez que o método de sistematização de raciocínio radiológico foi bem avaliado pelos discentes, esses resultados sugerem que o impacto do Anatoradiologic foi positivo como forma de sistematizar a interpretação de exames radiológicos, bem como ao comparar esta metodologia ativa com as aulas tradicionais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectDiagnóstico por imagempt_BR
dc.subjectRaciocínio Clínicopt_BR
dc.subjectRadiologiapt_BR
dc.subjectAnatomiapt_BR
dc.titlePercepção discente sobre modelo de sistematização da interpretação radiológica na graduação médicapt_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduaçãopt_BR
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