Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7820
Título: Análise da frequência de comprometimento renal em pacientes com doença cardíaca: uma revisão sistemática
Autor(es): VIEIRA, Ana Moura
Palavras-chave: Síndrome Cardiorrenal
Síndrome Cardiorrenal tipo 1
Lesão Renal Aguda
Insuficiência Cardíaca Aguda
Revisão Sistemática
Data do documento: 2022
Resumo: Objetivo: Avaliar a frequência da Lesão Renal Aguda em pacientes com Insuficiência Cardíaca Aguda. Métodos: Revisão Sistemática. Foram pesquisados artigos observacionais de coorte e caso-controle, em português e inglês de 2012-2022, na plataforma PubMed. Foram incluídos 2 artigos via pesquisa manual. Resultados: Dos 25 artigos encontrados, 3 artigos foram incluídos na revisão sistemática. Os estudos obtiveram resultados no valor da incidência de Síndrome Cardiorrenal tipo 1(SCR1), mas de forma não homogênea: 52,56% [p<0,05], 1 foi de 10 casos para 1000 pessoas por dia de internação por Síndrome Coronariana Aguda desenvolveram SCR1 e 32% (creatinina sérica > ou igual a 0,5) 39,5% (creatinina sérica > ou igual a 0,3). Conclusão: Os estudos indicaram que a frequência de Síndrome Cardiorrenal tipo 1 é significativa. No entanto, é preciso mais estudo sobre o tema para definir melhor os fatores de risco, padronizar critérios de diagnóstico e definir condutas mais assertivas a fim de obter melhores prognósticos.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7820
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.