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dc.contributor.authorCARVALHO, Ilanna Oliveira de-
dc.date.accessioned2024-08-05T10:03:34Z-
dc.date.available2024-08-05T10:03:34Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7779-
dc.description.localpubEscola Bahiana de Medicina e Saúde Públicapt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Os cuidados paliativos são um conjunto de práticas multidisciplinares que visam promover qualidade de vida para os pacientes e seus familiares em condições de saúde crônicas, degenerativas e que ameacem a vida. Trata-se, portanto, de uma prática pautada na medicina humanizada e de grande demanda, apesar de nem sempre ter essa necessidade suprida. A homologação do parecer Nº265/2022, que inclui temas centrais de cuidados paliativos nas Diretrizes Curriculares Nacionais da graduação em medicina, foi inovadora. Devido a história recente no país, muitas faculdades de medicina ainda não adaptaram seus currículos para contemplar essas competências na formação dos estudantes. Diante desse contexto, surge o questionamento: Com que frequência e distribuição é realizado o ensino de cuidados paliativos nas escolas de medicina na cidade de Salvador-BA? Objetivo: Analisar evidências documentais do ensino de cuidados paliativos nas escolas de medicina de Salvador. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo exploratório, por análise documental. O corpus deste estudo é composto pelas matrizes curriculares, ementas das disciplinas e currículo do corpo docente das 6 escolas de medicina de Salvador-BA. A coleta de dados foi realizada no período de dezembro/2022 até maio/2023. O método de análise de dados utilizado foi a análise de conteúdo preconizada por Bardin. Nas matrizes curriculares foi investigada a presença de componente curricular específico para cuidados paliativos, sua carga horária e metodologia. No corpo docente foi analisada a presença de profissionais especialistas na área. Nas ementas das disciplinas, foi verificada a presença e frequência de temas centrais dos cuidados paliativos, estabelecidos por categorias à priori e sua carga horária. Resultados: A leitura do material revelou que apenas 1 dos 6 cursos de medicina apresenta um componente curricular específico para o ensino de cuidados paliativos aos seus discentes, de metodologia teórica e carga horária de 30 horas. Foi obtida informação sobre o corpo docente de três escolas, das quais somente duas possuíam profissionais especializados em cuidados paliativos. A categoria com mais Unidades de Registro (UR) e maior carga horária nas ementas foi a de “habilidades de comunicação”. A categoria “conceitos em cuidados paliativos” teve o terceiro maior número de UR e uma carga horária expressiva. A menor carga horária e UR documentadas foi a da categoria “avaliação e manejo de sintomas dolorosos”. Conclusão: A partir dos dados obtidos, pode-se perceber que existem lacunas importantes no ensino médico em Salvador, com a ausência de componente curricular específico sobre cuidados paliativos na maioria das escolas e de experiências práticas na área. Além disso, foram percebidas deficiências na exposição de temas pertinentes a área, como o manejo de sintomas dolorosos, critérios de elegibilidade para esses cuidados, áreas de atuação e comunicação de más-notícias. Apesar dessas ausências, foi percebida uma valorização do debate dos conceitos e princípios dos cuidados paliativos e uma boa oportunidade para adaptar o currículo às novas Diretrizes Curriculares Nacionais pela presença de docentes especializados em cuidados paliativos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCuidados Paliativospt_BR
dc.subjectEducação Médicapt_BR
dc.subjectPesquisa Qualitativapt_BR
dc.titleO ensino de cuidados paliativos nas faculdades de medicina em salvador análise documentalpt_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduaçãopt_BR
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