Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7767
Título: Avaliação da capacidade funcional da reposta celular contra o vírus da chikungunya (chikv) em pessoas que vivem com hivaids (pvha)
Autor(es): LAGO, Giulia Botelho
Palavras-chave: Sorodiagnóstico de HIV
Infecções por arbovírus
Fatores Imunológicos
Data do documento: 2023
Resumo: Introdução: O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) é um retrovírus de RNA classificado na subfamília dos Lentiviridae, sendo o causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Ele possui um mecanismo fisiopatológico que, a partir da cronificação, desencadeia uma limitação na capacidade do sistema imune em organizar uma resposta eficiente a agressores. Uma das infecções possíveis em pessoas que vivem com HIV/AIDS (PVHA), são através dos arbovírus, como o Vírus do Chikungunya (CHIKV), pertencente à família Togaviridae, gênero Alphavirus, isolado pela primeira vez em humanos em 1952 na Tanzânia. Observou-se que pacientes HIV+/CHIKV+ do Centro de Referência DST/HIV/AIDS de Feira de Santana, em uso de TARV. Objetivo: Avaliar a resposta imune adaptativa celular contra o vírus da Chikungunya em PVHA. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional do tipo corte transversal que está associado ao projeto de pesquisa intitulado “Avaliação do impacto da infecção por HIV na apresentação clínica da doença causada pela infecção por Chikungunya”, aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), protocolo CAE 94176818.6.0000.5577, sob parecer nº 2.824.63 e segue conformidade com regulamentação da bioética no Brasil e com a Declaração de Helsinque. O estudo foi desenvolvido com 634 pacientes cadastrados no Centro de Referência DST/HIV/AIDS em Feira de Santana - BA, que possuíam diagnóstico de HIV, sendo 109 pacientes com sorologia positiva para anti-IgG de CHIKV. Resultados: Com relação à caracterização demográfica, a maioria era do sexo masculino, heterossexuais, auto declarantes pardos, solteiros, católicos e possuíam ensino médio completo. Foi encontrado uma associação significativa entre as seguintes citocinas e quimiocinas: EGF, IFN-g, IFNα, IL-12, IL-1RA, IL1A, IL-2, IL-4, IL-8, IP-10, MIP-1A, MIP1β, TNF-α. Em relação aos receptores, o único que possuiu uma diferença significativa foi a forma solúvel do receptor de IL-1 tipo II (sIL-1RII). Conclusão: Através da análise dos resultados apresentados, foi possível observar que mesmo com uma imunossupressão de células TCD4+ causada pelo HIV, os indivíduos soropositivos com sorologia IgG anti CHIKV conseguem desencadear a produção de citocinas e quimiocinas, atenuando os sintomas de artralgia, através da produção do sIL1-RII. Além disso, sexo masculino e o estado civil “solteiro” se revelaram como possíveis fatores de risco, já as populações preta e parda mostraram-se associadas ao baixo nível escolar, em comparação com a população branca participante do estudo.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7767
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.