Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7764
Título: Repercurssões da pandemia de covid-19 na cobertura citopatológica de colo uterino no estado da Bahia
Autor(es): PINTO, Gabriela Cardoso
Palavras-chave: Cobertura citopatológica
HPV
Epidemiologia da Bahia
Data do documento: 2023
Resumo: O presente estudo tem como objetivo avaliar os impactos da pandemia de COVID-19 na cobertura citopatológica no estado da Bahia, com foco na saúde da mulher e nos riscos associados ao atraso no rastreamento precoce do HPV e de lesões precursoras do câncer de colo uterino. A pesquisa adotou uma abordagem observacional, transversal e retrospectiva, analisando informações provenientes de bancos de dados de acesso público, como DATASUS e SISCOLO, e considerando dados relacionados a exames de rastreamento e diagnóstico. Adicionalmente, foram utilizados dados do Painel de casos de doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19) no Brasil, fornecidos pelo Ministério da Saúde, referentes aos anos de 2019, 2020 e 2021. A análise epidemiológica revelou uma redução significativa de 49,3% nos exames preventivos realizados em 2020 e de 11,4% em 2021, em comparação com o ano de 2019. Notavelmente, foi identificada uma relação inversa de proporcionalidade entre o aumento no número de casos de coronavírus e a diminuição na realização de exames citopatológicos no ano de 2020. Entretanto, em 2021, essa proporção não se repetiu. A pandemia de COVID-19 teve um impacto substancial na coleta de exames citopatológicos no estado da Bahia, sendo o ano de 2020 o mais afetado. A redução nos exames durante esse período representa uma ameaça significativa à saúde da mulher.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7764
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.