Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7760
Título: Comparação entre a função erétil pós-prostatectomia radical via laparoscópica e assistida por robótica uma revisão sistemática.
Autor(es): VAL, Gabriel Rodrigues do
Palavras-chave: Prostatectomia radical
Câncer de próstata
Potência erétil
RARP
LRP
Data do documento: 2023
Resumo: A prostatectomia radical tem sido apontada como uma proposta de conduta terapêutica bastante eficaz para pacientes portadores de câncer de próstata clinicamente localizado. Nas últimas décadas, as técnicas para esta abordagem cirúrgica têm evoluído, buscando, dentre outros objetivos, conservar a função erétil do paciente, já que este fator afeta diretamente sua qualidade de vida relacionada à saúde. Assim sendo, este estudo foi realizado para avaliar a recuperação da potência erétil pós-prostatectomia, comparando as vias laparoscópica (LRP) e robótica (RARP), técnicas estas mais prevalentes atualmente. A partir da análise conjunta dos resultados, foi observada uma taxa média de recuperação da potência erétil em 3, 6 e 12 meses do pós-operatório de 33,0%, 40,8% e 48,9%, respectivamente, para pacientes submetidos à RARP, enquanto que aqueles submetidos à LRP apresentaram taxas médias de 16,4%, 24,6% e 32,2%, respectivamente. Estes resultados poderão orientar profissionais quanto as melhores práticas médicas, preservando o conforto, bem-estar e satisfação do paciente.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7760
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.