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dc.contributor.authorPAMPONET, Clara Nunes-
dc.date.accessioned2024-08-01T09:23:51Z-
dc.date.available2024-08-01T09:23:51Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7739-
dc.description.localpubEscola Bahiana de Medicina e Saúde Públicapt_BR
dc.description.abstractO propósito dessa pesquisa é avaliar a concordância entre o Critério de Roma IV (CR IV) e os instrumentos utilizados no diagnóstico da constipação funcional (CF) em crianças e adolescentes. Os questionários CR IV e instrumentos utilizados no diagnóstico da CF – Escore de Constipação (EC), Diâmetro retal (DR), Escala de BRISTOL (EB), perguntas 3 e 4 do Dysfunctional Voiding Scoring Symptom (DVSS) – foram aplicados em crianças e adolescentes de 5 a 17 anos. O CR IV foi utilizado como o padrão ouro no diagnóstico (CF = ≥ 2 itens positivos). A concordância foi avaliada pela curva ROC. Foram avaliadas 106 crianças e adolescentes com idade média de 8 (IIQ 6-11), incluindo 54 (50.9%) meninos. Setenta e seis (71.7%) eram constipados. A análise de concordância demonstrou na EB uma acurácia = 55.7% (p valor <0,358); na questão 3 do DVSS acurácia = 59.2% (p valor <0,141); na questão 4 do DVSS acurácia = 72,5% (p valor<0,001); na questão 3 e 4 do DVSS acurácia = 63,3% (p valor<0,034); no EC acurácia = 92.1% em valores > 4 (p valor<0,0001) e no DR acurácia = 51,9% (p valor<0,766). O EC é um instrumento com boa acurácia para o diagnóstico da CF e pode ser utilizado como um instrumento diagnóstico. Por outro lado, o DVSS demonstrou uma baixa concordância e a EB e o DR não demonstraram concordância. Desta forma, não podem substituir o CR IV.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectObstipaçãopt_BR
dc.subjectPrisão de ventrept_BR
dc.subjectSintomas digestivospt_BR
dc.titleConcordância entre os questionários roma iv, escore de constipação, bristol, dysfunctional voiding scoring symptom e diâmetro retal em crianças e adolescentes com disfunção vésico-intestinalpt_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduaçãopt_BR
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