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dc.contributor.advisorSIQUARA, Gustavo Marcelino-
dc.contributor.refereesABREU, José Neander Silva-
dc.contributor.refereesCASTRO, Martha Moreira Cavalcante-
dc.contributor.refereesCARDOSO, Thiago da Silva Gusmão-
dc.contributor.authorCRUZ, Fernanda Assemany-
dc.date.accessioned2024-04-25T10:28:38Z-
dc.date.available2024-04-25T10:28:38Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7699-
dc.description.abstractAinda hoje não há um conceito unificado para as emoções. As diversas perspectivas existentes são limitadas e não alcançam a complexidade deste termo. Este estudo seguiu o modelo de geração de emoção proposta por John Gross, para a qual, a atenção e avaliação do sujeito a uma situação, são fundamentais na geração das emoções. A regulação emocional (RE) é um processo que diz respeito à capacidade de o indivíduo funcionar e seguir com os seus objetivos, metas e valores, apesar de estarem experienciando emoções agradáveis ou desagradáveis. Esse processo está relacionado com diversos sintomas psicopatológicos e com o bem-estar. O presente trabalho teve como objetivos: identificar fatores de RE que predizem sintomas de ansiedade, depressão e estresse emocional de estudantes universitários, e avaliar nessa população a eficácia do programa de intervenção em regulação emocional baseado em internet. Para isso, foi realizado um estudo transversal quantitativo e um ensaio clínico não randomizado. Os resultados demonstram que o acesso limitado a estratégias de regulação emocional, a falta de clareza emocional e a ruminação foram os fatores de RE que apresentaram impacto significativo nos índices de ansiedade, depressão e estresse. Os participantes que passaram pela intervenção apresentaram menores índices de desregulação emocional e de comprometimento na saúde mental, quando comparados com o grupo controle. Quando comparados consigo mesmos, antes, logo depois da intervenção a após 30 dias do término das sessões, os participantes do grupo intervenção, apresentaram menores índices de desregulação emocional e de comprometimento na saúde mental, bem como, maiores índices de bem-estar. Portanto, pode-se concluir que após participarem da intervenção, os participantes passaram a regular as emoções de maneira mais adaptativa, melhorando a saúde mental e o bem-estar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscola Bahiana de Medicina e Saúde Públicapt_BR
dc.publisher.programMedicina e Saúde Humanapt_BR
dc.publisher.initialsEBMSPpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectRegulação emocionalpt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectDepressãopt_BR
dc.subjectEstresse emocionalpt_BR
dc.subjectProtocolo de tratamentopt_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.titleEficácia de um programa de intervenção para regulação emocional e identificação de seus preditores para a saúde mentalpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
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