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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERNANDES, Atson Carlos de Souza-
dc.contributor.refereesFELIPPI, Juliana-
dc.contributor.refereesMACEDO SOBRINHO, .João Batista-
dc.contributor.refereesPAIXÂO, Ana Paula-
dc.contributor.authorFREITAS, Tathiane Dias Pinheiro de-
dc.date.accessioned2024-04-25T10:19:02Z-
dc.date.available2024-04-25T10:19:02Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7696-
dc.description.abstractAs particularidades dos procedimentos na área de Harmonização Orofacial (HOF) exigem dos profissionais que os executam, um significativo domínio da anatomia para proporcionar a sua realização de forma segura e eficaz. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção das experiências de aprendizagem em anatomia facial de profissionais odontólogos pós-graduados em HOF na cidade de Salvador, no estado da Bahia, através de um questionário baseado e adaptado do ALE(Anatomy Learning Experiences). A partir da abordagem de natureza quantitativa, fez-se um estudo observacional descritivo com 152 odontólogos pós-graduados em HOF. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado, a partir de indicadores de domínio quantitativos, contendo 15 questões. Foi realizado um levantamento mediante fundamentação teórica para obter informações relevantes para realização deste estudo. Com a presente investigação, examinouse a satisfação dos profissionais em relação a esse conhecimento nos cursos de pós-graduação, com o objetivo de enriquecer a discussão sobre a formação na área. Os resultados da pesquisa demonstraram que os profissionais especialistas ou cursando especialização, com mais de 03 anos de atuação em HOF são mais satisfeitos com a metodologia e o processo de ensino da anatomia facial, ofertado pelo curso, do que os profissionais recém ingressados na harmonização orofacial. Concluiu-se que à medida que o tempo de formação profissional e experiência na especialidade aumentam, o grau de satisfação com o conhecimento adquirido em anatomia, por meio do curso realizado, também se eleva. Além disso, observou-se uma correlação positiva com a confiança na execução dos procedimentos e na resolução de possíveis complicações. Essas informações podem ser reforçadas pelo aumento do nível de percepção e comprometimento que os profissionais adquirirem ao longo dos anos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscola Bahiana de Medicina e Saúde Públicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Medicina e Saúde Humanapt_BR
dc.publisher.departamentEscola Bahiana de Medicina e Saúde Públicapt_BR
dc.publisher.initialsEBMSPpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem de anatomiapt_BR
dc.subjectEstética facialpt_BR
dc.subjectAnatomia facialpt_BR
dc.subjectComplicações vasculares faciaispt_BR
dc.titleIdentificação da experiência de aprendizagem em anatomia facial por cirurgiões-dentistas pós-graduados em harmonização orofacial: abordagem baseada no questionário ale – anatomy learning experiencespt_BR
dc.typetesept_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado



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