Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7696
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FERNANDES, Atson Carlos de Souza | - |
dc.contributor.referees | FELIPPI, Juliana | - |
dc.contributor.referees | MACEDO SOBRINHO, .João Batista | - |
dc.contributor.referees | PAIXÂO, Ana Paula | - |
dc.contributor.author | FREITAS, Tathiane Dias Pinheiro de | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-25T10:19:02Z | - |
dc.date.available | 2024-04-25T10:19:02Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7696 | - |
dc.description.abstract | As particularidades dos procedimentos na área de Harmonização Orofacial (HOF) exigem dos profissionais que os executam, um significativo domínio da anatomia para proporcionar a sua realização de forma segura e eficaz. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção das experiências de aprendizagem em anatomia facial de profissionais odontólogos pós-graduados em HOF na cidade de Salvador, no estado da Bahia, através de um questionário baseado e adaptado do ALE(Anatomy Learning Experiences). A partir da abordagem de natureza quantitativa, fez-se um estudo observacional descritivo com 152 odontólogos pós-graduados em HOF. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado, a partir de indicadores de domínio quantitativos, contendo 15 questões. Foi realizado um levantamento mediante fundamentação teórica para obter informações relevantes para realização deste estudo. Com a presente investigação, examinouse a satisfação dos profissionais em relação a esse conhecimento nos cursos de pós-graduação, com o objetivo de enriquecer a discussão sobre a formação na área. Os resultados da pesquisa demonstraram que os profissionais especialistas ou cursando especialização, com mais de 03 anos de atuação em HOF são mais satisfeitos com a metodologia e o processo de ensino da anatomia facial, ofertado pelo curso, do que os profissionais recém ingressados na harmonização orofacial. Concluiu-se que à medida que o tempo de formação profissional e experiência na especialidade aumentam, o grau de satisfação com o conhecimento adquirido em anatomia, por meio do curso realizado, também se eleva. Além disso, observou-se uma correlação positiva com a confiança na execução dos procedimentos e na resolução de possíveis complicações. Essas informações podem ser reforçadas pelo aumento do nível de percepção e comprometimento que os profissionais adquirirem ao longo dos anos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Medicina e Saúde Humana | pt_BR |
dc.publisher.departament | Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública | pt_BR |
dc.publisher.initials | EBMSP | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem de anatomia | pt_BR |
dc.subject | Estética facial | pt_BR |
dc.subject | Anatomia facial | pt_BR |
dc.subject | Complicações vasculares faciais | pt_BR |
dc.title | Identificação da experiência de aprendizagem em anatomia facial por cirurgiões-dentistas pós-graduados em harmonização orofacial: abordagem baseada no questionário ale – anatomy learning experiences | pt_BR |
dc.type | tese | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.