Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7696
Título : Identificação da experiência de aprendizagem em anatomia facial por cirurgiões-dentistas pós-graduados em harmonização orofacial: abordagem baseada no questionário ale – anatomy learning experiences
Autor : FERNANDES, Atson Carlos de Souza
FELIPPI, Juliana
MACEDO SOBRINHO, .João Batista
PAIXÂO, Ana Paula
FREITAS, Tathiane Dias Pinheiro de
Palabras clave : Ensino e aprendizagem de anatomia
Estética facial
Anatomia facial
Complicações vasculares faciais
Fecha de publicación : 2023
Editorial : Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumen : As particularidades dos procedimentos na área de Harmonização Orofacial (HOF) exigem dos profissionais que os executam, um significativo domínio da anatomia para proporcionar a sua realização de forma segura e eficaz. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção das experiências de aprendizagem em anatomia facial de profissionais odontólogos pós-graduados em HOF na cidade de Salvador, no estado da Bahia, através de um questionário baseado e adaptado do ALE(Anatomy Learning Experiences). A partir da abordagem de natureza quantitativa, fez-se um estudo observacional descritivo com 152 odontólogos pós-graduados em HOF. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado, a partir de indicadores de domínio quantitativos, contendo 15 questões. Foi realizado um levantamento mediante fundamentação teórica para obter informações relevantes para realização deste estudo. Com a presente investigação, examinouse a satisfação dos profissionais em relação a esse conhecimento nos cursos de pós-graduação, com o objetivo de enriquecer a discussão sobre a formação na área. Os resultados da pesquisa demonstraram que os profissionais especialistas ou cursando especialização, com mais de 03 anos de atuação em HOF são mais satisfeitos com a metodologia e o processo de ensino da anatomia facial, ofertado pelo curso, do que os profissionais recém ingressados na harmonização orofacial. Concluiu-se que à medida que o tempo de formação profissional e experiência na especialidade aumentam, o grau de satisfação com o conhecimento adquirido em anatomia, por meio do curso realizado, também se eleva. Além disso, observou-se uma correlação positiva com a confiança na execução dos procedimentos e na resolução de possíveis complicações. Essas informações podem ser reforçadas pelo aumento do nível de percepção e comprometimento que os profissionais adquirirem ao longo dos anos.
URI : https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7696
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.