Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7687
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | PALMEIRA, Maria Antônia Souza Palmeira | - |
dc.contributor.editor | SIQUARA, Gustavo Marcelino | - |
dc.contributor.editor | ANDRADE, Nara Côrtes | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-25T09:14:29Z | - |
dc.date.available | 2024-04-25T09:14:29Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7687 | - |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é caracterizado por déficits na interação social e comunicação, bem como interesses restritos e comportamentos repetitivos. Crianças com TEA têm prejuízos significativos na cognição social; teoria da mente e habilidades sócio-emocionais. No Brasil, cerca de 1% da população tem TEA, com alta taxa de subdiagnósticos e baixo acesso ao tratamento. Metodologia: Revisão sistemática de acordo iniciativa PRISMA, sobre intervenções baseadas em jogos digitais e concretos com finalidades de treino em habilidades de cognição social em crianças entre 03 a 12 anos com TEA, nas bases Medline, Web of Science, LILACS, Scielo, PsycInfo, Scopus and Cochrane Library. Resultado: Foram encontrados 07 estudos, sendo que 03 deles apresentavam risco moderado de viés e 04 com alto risco de viés, todos apresentando desfechos positivos em treino em habilidade social. Conclusão: Intervenções baseadas em jogos concretos e digitais apresentam evidências de benefício, porém os estudos requerem metodologias mais sólidas. Estudos com Serious Games são uma área promissora para pesquisas na área de cognição social no TEA. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | TEA | pt_BR |
dc.subject | Serious game | pt_BR |
dc.subject | Intervenção Baseada em Jogos | pt_BR |
dc.subject | Cognição Social | pt_BR |
dc.subject | reconhecimento das Emoções | pt_BR |
dc.subject | Teoria da Mente | pt_BR |
dc.title | Intervenções baseadas em jogos para o desenvolvimento de habilidades de cognição social em crianças com Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Sistemática | pt_BR |
dc.type | Trabalhos finais e parciais de curso: Dissertações de Mestrado (defendida e aprovada por banca especializada) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SAÚDE MENTAL E TRABALHO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA BAHIA |
Arquivos associados a este item:
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.