Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7687
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPALMEIRA, Maria Antônia Souza Palmeira-
dc.contributor.editorSIQUARA, Gustavo Marcelino-
dc.contributor.editorANDRADE, Nara Côrtes-
dc.date.accessioned2024-04-25T09:14:29Z-
dc.date.available2024-04-25T09:14:29Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7687-
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.description.abstractResumo: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é caracterizado por déficits na interação social e comunicação, bem como interesses restritos e comportamentos repetitivos. Crianças com TEA têm prejuízos significativos na cognição social; teoria da mente e habilidades sócio-emocionais. No Brasil, cerca de 1% da população tem TEA, com alta taxa de subdiagnósticos e baixo acesso ao tratamento. Metodologia: Revisão sistemática de acordo iniciativa PRISMA, sobre intervenções baseadas em jogos digitais e concretos com finalidades de treino em habilidades de cognição social em crianças entre 03 a 12 anos com TEA, nas bases Medline, Web of Science, LILACS, Scielo, PsycInfo, Scopus and Cochrane Library. Resultado: Foram encontrados 07 estudos, sendo que 03 deles apresentavam risco moderado de viés e 04 com alto risco de viés, todos apresentando desfechos positivos em treino em habilidade social. Conclusão: Intervenções baseadas em jogos concretos e digitais apresentam evidências de benefício, porém os estudos requerem metodologias mais sólidas. Estudos com Serious Games são uma área promissora para pesquisas na área de cognição social no TEA.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectTEApt_BR
dc.subjectSerious gamept_BR
dc.subjectIntervenção Baseada em Jogospt_BR
dc.subjectCognição Socialpt_BR
dc.subjectreconhecimento das Emoçõespt_BR
dc.subjectTeoria da Mentept_BR
dc.titleIntervenções baseadas em jogos para o desenvolvimento de habilidades de cognição social em crianças com Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Sistemáticapt_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Dissertações de Mestrado (defendida e aprovada por banca especializada)pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.