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dc.contributor.advisorROCHA, Mário de Seixas-
dc.contributor.advisor-coALELUIA, Iêda Maria Barbosa-
dc.contributor.refereesAMENDOEIRA, Maria Cristina Reis-
dc.contributor.refereesRAIMONDI, Gustavo Antonio-
dc.contributor.refereesRABELO, Lísia Marcílio-
dc.contributor.refereesMENEZES, Marta Silva-
dc.contributor.refereesSILVA, Mary Gomes-
dc.contributor.authorSESTELO, Maristela Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-04-24T11:30:12Z-
dc.date.available2024-04-24T11:30:12Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7682-
dc.description.abstractIntrodução: A complexidade, inerente à prática clínica, exige não apenas comportamento hábil e tipos sofisticados de raciocínio e reflexão científica, mas também reflexão pessoal. O novo currículo de simulação invertida, propõe o uso da sala de aula invertida, dentro do laboratório de simulação. Objetivo: avaliar ganhos no desempenho, diante da simulação invertida e as reflexões geradas da vivência, nas habilidades de comunicação. Materiais e métodos: estudo de metodologia quanti-quali. A metodologia quantitativa é do tipo “antes e depois”, realizado a partir de cenários simulados, com a participação de atores, de Demência e Comunicação de Más notícias. Foram incluídos alunos do 5º semestre de Medicina. Foram previamente disponibilizados artigos e vídeo-aulas sobre Demência e o protocolo Spikes. Os alunos respondiam ao mini-teste A, antes da vivencia da simulação e miniteste B ao final. As variáveis numéricas foram descritas através de média +- DP, e as categóricas em frequência e proporções. Utilizamos Teste T de Student pareado para avaliar o incremento nas médias das notas dos mini-testes antes e depois da simulação. Consideramos diferença significante quando p 0,05. A metodologia qualitativa segue a abordagem Fenomenológica. Refletiu-se, após simulação: sentimento diante da situação, pontos fortes e frágeis das condutas adotadas e a mensagem que levam para casa. A discussão foi transcrita e analisada no software ATLAS.TIR 9.1, pelo método de Bardin e exaustão do tema. Pesquisa aprovada pelo CEP, com CAE número 17418619.0.0000.5544. Resultados: 120 alunos participaram da parte quantitativa e não houve diferença entre as duas notas dos mini-testes de Demência os de Comunicação de más notícias. A maioria dos alunos acessou aos artigos e as vídeo-aulas de Demência, postados no AVA. Porém um menor número acessou aos artigos e as vídeo-aulas de Comunicação de más notícias. Trinta e sete alunos participaram da metodologia qualitativa. A análise do cenário de más notícias revelou que o tema preponderante foi a angústia em comunicar a má notícia; também perceberam a necessidade de autoconhecimento e conexão com o outro para exercer essa comunicação. A temática da morte, num ambiente seguro, promoveu reflexões sobre a própria vulnerabilidade, estimulando a expressão de variadas emoções. Já no cenário de demência também foi identificada a angústia, além da humanização no cuidado e falhas na estruturação técnica do exame clínico. A mensagem levada para casa refere-se tanto a aspectos de humanização na relação médico-paciente como preenchimento de paradigmas teórico-práticas na assistência ao paciente com demência. Conclusões: A estratégia educativa 'flipped-simulation' não incrementou as notas dos mini-testes nos cenários de Demência e Comunicação de más notícias. Por outro lado, o cenário assistencial, simulado, na comunicação de más notícias e ao paciente com demência, é de extrema importância uma vez que permite contato prévio do graduando com situações que confrontam sentimentos delicados e preparo para tomada de decisão, tornando a prática um alicerce para uma medicina mais humana e melhor comunicativa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscola Bahiana de Medicina e Saúde Públicapt_BR
dc.publisher.programMedicina e Saúde Humanapt_BR
dc.publisher.initialsEBMSPpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectTreinamento em Simulaçãopt_BR
dc.subjectSala de aula invertidapt_BR
dc.subjectSimulação invertidapt_BR
dc.subjectEstudantes de medicinapt_BR
dc.subjectHabilidades de comunicaçãopt_BR
dc.titleA simulação invertida na aprendizagem de habilidades de comunicação em saúdept_BR
dc.typetesept_BR
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