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https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7681
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | DALTRO, Mônica Ramos | - |
dc.contributor.referees | TEIXEIRA, Elizabeth | - |
dc.contributor.referees | SANTOS, Fransley Lima | - |
dc.contributor.referees | SILVA, Mary Gomes | - |
dc.contributor.referees | RAMOS, José Lúcio Costa | - |
dc.contributor.referees | GARCIA, Carolina Pedroza de Carvalho | - |
dc.contributor.author | PASSOS, Simone Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-24T11:30:01Z | - |
dc.date.available | 2024-04-24T11:30:01Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7681 | - |
dc.description.abstract | Introdução: A educação superior brasileira tem atravessado significativas mudanças desde o final do Século XX. Modificações que buscam atender as orientações de Organismos Multilaterais com o objetivo de tornar a educação superior brasileira acessível ao mercado internacional. Objetivo Geral: Analisar o panorama brasileiro dos cursos de graduação em Enfermagem, em 2021, considerando as políticas públicas educacionais, entre o período de 1996 a 2021. Objetivos Específicos: Caracterizar os cursos de graduação em Enfermagem ativos no Brasil na modalidade presencial e EAD, considerando as informações disponíveis no Cadastro e-MEC; Verificar a distribuição espacial dos cursos de graduação em Enfermagem brasileiros, na modalidade presencial e a distância, relacionando com o índice de Desenvolvimento Humano; Descrever a expansão e qualidade do ensino de graduação em Enfermagem na modalidade presencial e a distância, referenciado nos ciclos avaliativos do ENADE de 2004 a 2019. Metodologia: Trata-se de estudo documental, analítico, com abordagem quantitativa, fundamentado no referencial teórico do Materialismo Histórico Dialético. A coleta de dados foi realizada, no período de janeiro a junho de 2021, através da base de dados eletrônica do Cadastro e-MEC, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa Anísio Teixeira. Análise de dados ocorreu por meio de estatística descritiva. A análise espacial foi desenvolvida por meio da técnica de geoprocessamento do Sistema Geodésico de Referências. Resultado: Foram analisados 1.117 cursos de graduação em Enfermagem presenciais e 07 EaD. Verificou-se forte desproporção na oferta de cursos e vagas nas modalidades presenciais e a distância. Hegemonia do financiamento privado no ensino superior em enfermagem. Oligopólios de mantenedoras promovidos através dos processos de fusão e aquisição. Concentração e sobreposição dos cursos em Enfermagem presenciais e a distância nas regiões metropolitas e litoral. Acelerada expansão dos cursos presenciais a partir de 1996 e dos EaD em 2016. Discreto crescimento da curva de qualidade dos cursos de enfermagem presenciais entre os ciclos avaliativos do ENADE 2004 e 2019. Conclusão: O panorama brasileiro dos cursos de graduação em Enfermagem, em 2021, reflete características mercadológicas, privatista e de oligopólios, convergente com a reforma educacional implementada no país, nas últimas décadas, a partir da promulgação de sucessivas políticas públicas, nortadas pelos princípios neoliberais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública | pt_BR |
dc.publisher.program | Medicina e Saúde Humana | pt_BR |
dc.publisher.initials | EBMSP | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Superior | pt_BR |
dc.subject | Educação em Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.title | Características, distribuição e qualidade dos cursos de enfermagem no brasil em 2021 | pt_BR |
dc.type | tese | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Simone Cardoso Passos - Características, distribuição e qualidade dos cursos de enfermagem no brasil em 2021 - 2022.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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