Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7681
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDALTRO, Mônica Ramos-
dc.contributor.refereesTEIXEIRA, Elizabeth-
dc.contributor.refereesSANTOS, Fransley Lima-
dc.contributor.refereesSILVA, Mary Gomes-
dc.contributor.refereesRAMOS, José Lúcio Costa-
dc.contributor.refereesGARCIA, Carolina Pedroza de Carvalho-
dc.contributor.authorPASSOS, Simone Cardoso-
dc.date.accessioned2024-04-24T11:30:01Z-
dc.date.available2024-04-24T11:30:01Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7681-
dc.description.abstractIntrodução: A educação superior brasileira tem atravessado significativas mudanças desde o final do Século XX. Modificações que buscam atender as orientações de Organismos Multilaterais com o objetivo de tornar a educação superior brasileira acessível ao mercado internacional. Objetivo Geral: Analisar o panorama brasileiro dos cursos de graduação em Enfermagem, em 2021, considerando as políticas públicas educacionais, entre o período de 1996 a 2021. Objetivos Específicos: Caracterizar os cursos de graduação em Enfermagem ativos no Brasil na modalidade presencial e EAD, considerando as informações disponíveis no Cadastro e-MEC; Verificar a distribuição espacial dos cursos de graduação em Enfermagem brasileiros, na modalidade presencial e a distância, relacionando com o índice de Desenvolvimento Humano; Descrever a expansão e qualidade do ensino de graduação em Enfermagem na modalidade presencial e a distância, referenciado nos ciclos avaliativos do ENADE de 2004 a 2019. Metodologia: Trata-se de estudo documental, analítico, com abordagem quantitativa, fundamentado no referencial teórico do Materialismo Histórico Dialético. A coleta de dados foi realizada, no período de janeiro a junho de 2021, através da base de dados eletrônica do Cadastro e-MEC, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa Anísio Teixeira. Análise de dados ocorreu por meio de estatística descritiva. A análise espacial foi desenvolvida por meio da técnica de geoprocessamento do Sistema Geodésico de Referências. Resultado: Foram analisados 1.117 cursos de graduação em Enfermagem presenciais e 07 EaD. Verificou-se forte desproporção na oferta de cursos e vagas nas modalidades presenciais e a distância. Hegemonia do financiamento privado no ensino superior em enfermagem. Oligopólios de mantenedoras promovidos através dos processos de fusão e aquisição. Concentração e sobreposição dos cursos em Enfermagem presenciais e a distância nas regiões metropolitas e litoral. Acelerada expansão dos cursos presenciais a partir de 1996 e dos EaD em 2016. Discreto crescimento da curva de qualidade dos cursos de enfermagem presenciais entre os ciclos avaliativos do ENADE 2004 e 2019. Conclusão: O panorama brasileiro dos cursos de graduação em Enfermagem, em 2021, reflete características mercadológicas, privatista e de oligopólios, convergente com a reforma educacional implementada no país, nas últimas décadas, a partir da promulgação de sucessivas políticas públicas, nortadas pelos princípios neoliberais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscola Bahiana de Medicina e Saúde Públicapt_BR
dc.publisher.programMedicina e Saúde Humanapt_BR
dc.publisher.initialsEBMSPpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.titleCaracterísticas, distribuição e qualidade dos cursos de enfermagem no brasil em 2021pt_BR
dc.typetesept_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.