Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7676
Título: Adaptação e validade do questionário de profissionalismo da penn state college of medicine (PSCOM)
Autor(es): MENEZES, Marta Silva
KUSTERER, Liliane Elze Falcão Lins
CARVALHO, Fernando Martins
ALMEIDA, Magda Moura de
BARROS, Rinaldo Antunes
AGUIAR, Carolina Villa Nova
SILVA, Mary Gomes
VALADÃO, Patricia Aparecida da Silva
Palavras-chave: Educação médica
Ética profissional
Profissionalismo
Estudos de validação
Estudantes de medicina
Data do documento: 2022
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Introdução: uma escola de medicina, entre outras competências, como a clínica, precisa ensinar ética médica e valores humanos aos seus estudantes, de modo a instrumentalizá-los para uma assistência que contemple o profissionalismo. Definir profissionalismo médico perpassa pela heterogeneidade e subjetividade do conceito e pode ser descrito como uma construção de caráter moral, constituída histórica e culturalmente. O Questionário de Profissionalismo da Penn State College of Medicine (PSCOM) foi o primeiro instrumento válido e confiável que avaliou a percepção dos estudantes de medicina em relação ao profissionalismo. Objetivo: adaptar e reunir evidências de validade do PSCOM para a cultura brasileira. Método: trata-se de um estudo de corte transversal analítico. O percurso metodológico foi realizado em quatro etapas. A primeira consistiu na tradução, retrotradução e a adaptação dos 36 itens do PSCOM quando aplicado na cultura brasileira. A segunda, foi a validação de conteúdo realizada por um painel de 10 juízes. Na terceira, foram avaliadas as propriedades psicométricas do PSCOM, ou seja, as correlações dos itens e a consistência interna dos domínios por meio da análise fatorial exploratória e da análise paralela, quando aplicadas a 249 estudantes. A quarta etapa tratou da análise descritiva dos dados da aplicação da nova versão do questionário em 116 estudantes. Resultados: observou-se no painel dos juízes que houve uma grande heterogeneidade nas respostas e baixa concordância para o domínio correto. A análise fatorial exploratória obteve o KayserMeyer-Olkin (KMO) = 0,920 e o teste de esfericidade de Bartlett foi significativo (2719,0, gl = 630; P < 0,05; RMSEA = 0,030; CFI = 0,992; TLI = 0,990). A fidedignidade composta foi adequada para o domínio Relação Profissional-Paciente com 14 itens (0,892), o Compromisso Ético com 10 itens (0,832) e satisfatória para Desenvolvimento Profissional com 5 itens(0,684). No total, sete itens foram excluídos. Cinco não apresentaram cargas fatoriais maiores que 0,30 e dois apresentaram ambiguidade fatorial. Na percepção dos alunos, observa-se que o envolvimento do outro nem sempre está evidente na busca por um profissionalismo médico. Conclusão: neste estudo, a solução de três domínios foi a melhor encontrada para representar os dados, tendo o questionário evidenciado boas propriedades psicométricas e adequação. O PSCOM representa um questionário confiável, viável e aceitável na avaliação da percepção de estudantes de medicina brasileiros acerca do profissionalismo.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7676
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.