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dc.contributor.advisorMENEZES, Marta Silva-
dc.contributor.advisor-coKUSTERER, Liliane Elze Falcão Lins-
dc.contributor.refereesCARVALHO, Fernando Martins-
dc.contributor.refereesALMEIDA, Magda Moura de-
dc.contributor.refereesBARROS, Rinaldo Antunes-
dc.contributor.refereesAGUIAR, Carolina Villa Nova-
dc.contributor.refereesSILVA, Mary Gomes-
dc.contributor.authorVALADÃO, Patricia Aparecida da Silva-
dc.date.accessioned2024-04-24T10:40:15Z-
dc.date.available2024-04-24T10:40:15Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7676-
dc.description.abstractIntrodução: uma escola de medicina, entre outras competências, como a clínica, precisa ensinar ética médica e valores humanos aos seus estudantes, de modo a instrumentalizá-los para uma assistência que contemple o profissionalismo. Definir profissionalismo médico perpassa pela heterogeneidade e subjetividade do conceito e pode ser descrito como uma construção de caráter moral, constituída histórica e culturalmente. O Questionário de Profissionalismo da Penn State College of Medicine (PSCOM) foi o primeiro instrumento válido e confiável que avaliou a percepção dos estudantes de medicina em relação ao profissionalismo. Objetivo: adaptar e reunir evidências de validade do PSCOM para a cultura brasileira. Método: trata-se de um estudo de corte transversal analítico. O percurso metodológico foi realizado em quatro etapas. A primeira consistiu na tradução, retrotradução e a adaptação dos 36 itens do PSCOM quando aplicado na cultura brasileira. A segunda, foi a validação de conteúdo realizada por um painel de 10 juízes. Na terceira, foram avaliadas as propriedades psicométricas do PSCOM, ou seja, as correlações dos itens e a consistência interna dos domínios por meio da análise fatorial exploratória e da análise paralela, quando aplicadas a 249 estudantes. A quarta etapa tratou da análise descritiva dos dados da aplicação da nova versão do questionário em 116 estudantes. Resultados: observou-se no painel dos juízes que houve uma grande heterogeneidade nas respostas e baixa concordância para o domínio correto. A análise fatorial exploratória obteve o KayserMeyer-Olkin (KMO) = 0,920 e o teste de esfericidade de Bartlett foi significativo (2719,0, gl = 630; P < 0,05; RMSEA = 0,030; CFI = 0,992; TLI = 0,990). A fidedignidade composta foi adequada para o domínio Relação Profissional-Paciente com 14 itens (0,892), o Compromisso Ético com 10 itens (0,832) e satisfatória para Desenvolvimento Profissional com 5 itens(0,684). No total, sete itens foram excluídos. Cinco não apresentaram cargas fatoriais maiores que 0,30 e dois apresentaram ambiguidade fatorial. Na percepção dos alunos, observa-se que o envolvimento do outro nem sempre está evidente na busca por um profissionalismo médico. Conclusão: neste estudo, a solução de três domínios foi a melhor encontrada para representar os dados, tendo o questionário evidenciado boas propriedades psicométricas e adequação. O PSCOM representa um questionário confiável, viável e aceitável na avaliação da percepção de estudantes de medicina brasileiros acerca do profissionalismo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscola Bahiana de Medicina e Saúde Públicapt_BR
dc.publisher.programMedicina e Saúde Humanapt_BR
dc.publisher.initialsEBMSPpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectÉtica profissionalpt_BR
dc.subjectProfissionalismopt_BR
dc.subjectEstudos de validaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes de medicinapt_BR
dc.titleAdaptação e validade do questionário de profissionalismo da penn state college of medicine (PSCOM)pt_BR
dc.typetesept_BR
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