Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7676
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MENEZES, Marta Silva | - |
dc.contributor.advisor-co | KUSTERER, Liliane Elze Falcão Lins | - |
dc.contributor.referees | CARVALHO, Fernando Martins | - |
dc.contributor.referees | ALMEIDA, Magda Moura de | - |
dc.contributor.referees | BARROS, Rinaldo Antunes | - |
dc.contributor.referees | AGUIAR, Carolina Villa Nova | - |
dc.contributor.referees | SILVA, Mary Gomes | - |
dc.contributor.author | VALADÃO, Patricia Aparecida da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-24T10:40:15Z | - |
dc.date.available | 2024-04-24T10:40:15Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7676 | - |
dc.description.abstract | Introdução: uma escola de medicina, entre outras competências, como a clínica, precisa ensinar ética médica e valores humanos aos seus estudantes, de modo a instrumentalizá-los para uma assistência que contemple o profissionalismo. Definir profissionalismo médico perpassa pela heterogeneidade e subjetividade do conceito e pode ser descrito como uma construção de caráter moral, constituída histórica e culturalmente. O Questionário de Profissionalismo da Penn State College of Medicine (PSCOM) foi o primeiro instrumento válido e confiável que avaliou a percepção dos estudantes de medicina em relação ao profissionalismo. Objetivo: adaptar e reunir evidências de validade do PSCOM para a cultura brasileira. Método: trata-se de um estudo de corte transversal analítico. O percurso metodológico foi realizado em quatro etapas. A primeira consistiu na tradução, retrotradução e a adaptação dos 36 itens do PSCOM quando aplicado na cultura brasileira. A segunda, foi a validação de conteúdo realizada por um painel de 10 juízes. Na terceira, foram avaliadas as propriedades psicométricas do PSCOM, ou seja, as correlações dos itens e a consistência interna dos domínios por meio da análise fatorial exploratória e da análise paralela, quando aplicadas a 249 estudantes. A quarta etapa tratou da análise descritiva dos dados da aplicação da nova versão do questionário em 116 estudantes. Resultados: observou-se no painel dos juízes que houve uma grande heterogeneidade nas respostas e baixa concordância para o domínio correto. A análise fatorial exploratória obteve o KayserMeyer-Olkin (KMO) = 0,920 e o teste de esfericidade de Bartlett foi significativo (2719,0, gl = 630; P < 0,05; RMSEA = 0,030; CFI = 0,992; TLI = 0,990). A fidedignidade composta foi adequada para o domínio Relação Profissional-Paciente com 14 itens (0,892), o Compromisso Ético com 10 itens (0,832) e satisfatória para Desenvolvimento Profissional com 5 itens(0,684). No total, sete itens foram excluídos. Cinco não apresentaram cargas fatoriais maiores que 0,30 e dois apresentaram ambiguidade fatorial. Na percepção dos alunos, observa-se que o envolvimento do outro nem sempre está evidente na busca por um profissionalismo médico. Conclusão: neste estudo, a solução de três domínios foi a melhor encontrada para representar os dados, tendo o questionário evidenciado boas propriedades psicométricas e adequação. O PSCOM representa um questionário confiável, viável e aceitável na avaliação da percepção de estudantes de medicina brasileiros acerca do profissionalismo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública | pt_BR |
dc.publisher.program | Medicina e Saúde Humana | pt_BR |
dc.publisher.initials | EBMSP | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação médica | pt_BR |
dc.subject | Ética profissional | pt_BR |
dc.subject | Profissionalismo | pt_BR |
dc.subject | Estudos de validação | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de medicina | pt_BR |
dc.title | Adaptação e validade do questionário de profissionalismo da penn state college of medicine (PSCOM) | pt_BR |
dc.type | tese | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Patricia Aparecida Da Silva Valadão - Adaptação e validade do questionário de profissionalismo da penn state college of medicine (PSCOM) - 2022.pdf | 2,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.